Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

Papa Francisco faz lançamento do CHARIS, organismo que ficará responsável pelas expressões carismáticas no mundo

No Pentecostes desse ano no Vaticano o Papa Francisco, juntamente com várias expressões carismáticas do mundo inteiro fez o lançamento do CHARIS, que é um serviço único internacional para toda a renovação carismática católica do mundo. Segundo o Papa Francisco o CHARIS é um organismo de serviço que irá ajudar todas as expressões carismáticas espalhadas no mundo e que ele chama de família carismática que direciona e expressa a identidade da Renovação Carismática Católica apresentada como uma corrente de graça da igreja e para toda a igreja.

Antes da solenidade de Pentecostes aconteceu no auditório Paulo VI, no Vaticano, o que foi chamado de o primeiro congresso do CHARIS com várias lideranças de expressões carismáticas de várias partes do mundo e neste grupo estavam presentes o diácono Leonardo Lucas, fundador da Comunidade Católica Filho Amado em Manaus e Maria Ocilene, coordenadora estadual da RCC no Amazonas.

Os dois representavam movimento da RCC novas comunidades e todas as expressões carismáticas da arquidiocese de Manaus e do Estado do Amazonas. No evento estavam também muitas lideranças carismáticas do Brasil e na oportunidade foram extintos os dois organismos internacionais responsáveis pelo movimento da RCC e pelas Novas Comunidades que eram o Serviço Internacional da Renovação Carismática (ICCRS) e a Catholic Fraternity, foram extintos para dar espaço ao CHARIS, que é este único serviço internacional inspirado, principalmente para unir todas essas expressões como parte de uma única Corrente de Graça. 

O CHARIS tem sua equipe com moderador e representantes, o assessor Eclesiástico é o Frei Raniero Cantalamessa, pregador da casa pontifícia que esteve como um dos pregadores do encontro. Estava presente também Gabriela Dias, consagrada da Comunidade Shalom que é a representante brasileira da língua portuguesa no CHARIS. “Foi um encontro de reavivamento e de comunhão com todas as expressões carismáticas junto com o nosso pastor, o Santo Padre o Papa Francisco que não escondeu sua alegria em acolher, de maneira oficial a corrente de graça chamada Renovação Carismática Católica como uma graça da Igreja e  para toda a Igreja”, disse diácono Leonardo

Principais objetivos:

De acordo com o Papa Francisco o CHARIS está em os seguintes apelos: Promover o batismo no Espírito Santo em toda a igreja; viver a comunhão e Unidade buscando também o ecumenismo e cuidar dos pobres, material e espiritualmente.

Na prática, o movimento da RCC, Comunidades de vida e aliança, grupos e missões, pessoas com a experiência carismática que exercem alguma missão com esta espiritualidade, qualquer expressão carismática existente ou que poderão surgir, fazem parte de uma única Corrente de Graça, e como disse o Papa: Idosos ou recém-nascidos são todos iguais e terão à sua disposição o organismo de serviço CHARIS para toda orientação e formação e elo de comunhão com toda a Igreja.

Informações e fotos: Leonardo Lucas e Maria Ocilene

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *