Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

Bispo auxiliar de Manaus é eleito membro da Comissão para os Ministérios Ordenados e Vida Consagrada

A Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada (CMOVC) tem como objetivo despertar, discernir, cultivar, animar, promover e acompanhar as Vocações, os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da Igreja no Brasil.

Sua missão é oferecer aos batizados, condições para a vivência da sua vocação específica através da Pastoral Vocacional e do Serviço de Animação Vocacional, bem como acompanhar a formação para o Ministério Ordenado, por meio da Organização dos Seminários e Institutos do Brasil.

Na última Assembleia Geral da CNBB, realizada em Aparecida, de 1º a 10 de maio, foi eleito o presidente da comissão. Agora, durante o último Conselho Permanente realizado nos dias 25 a 27 de junho foram definidos os nomes sugeridos pelo presidente e aprovados pelo Conselho para compor a Comissão.

São os novos membros:

O Presidente: Dom João Francisco Salm, bispo de Tubarão – Santa Catarina

Natural de São Pedro de Alcântara, tem 67 anos.

Os referencias escolhidos são:

Dom André Vital Félix da Silva, bispo de Limoeiro do Norte  – Ceará

Nascido em 31 de maio de 1965, em Recife – Pernambuco. Foi ordenado presbítero em 1991, em Camaragibe (PE). No dia 10 de maio de 2017 foi nomeado bispo para a diocese de Limoeiro do Norte (CE).

Dom João Inácio Müller, arcebispo de Campinas – São Paulo

Dom João Inácio nasceu em 15 de junho de 1960, em Santa Clara do Sul (RS). Fez sua profissão religiosa na Ordem dos Frades Menores no dia 14 de abril de 1985 e foi ordenado sacerdote no dia 3 de dezembro de 1988. No dia 25 de setembro de 2013, o papa Francisco o nomeou bispo da diocese de Lorena. No dia 15 de maio de 2019, o papa o nomeou como arcebispo de Campinas (SP).

Dom José Albuquerque de Araújo, bispo auxiliar de Manaus (AM)

Dom José é natural de Manaus (AM). Nasceu no dia 17 de junho de 1968. Recebeu a ordenação diaconal em 1995 e presbiteral, no dia 4 de agosto de 1996, por dom Luís Soares Vieira. Cursou Filosofia e Teologia no Centro de Estudos do Comportamento Humano.  É mestre em Teologia Dogmática com especialização em Liturgia pela Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, com pós-graduado em Gestão Educacional. No dia 16 de março de 2016 foi nomeado pelo papa Francisco como bispo auxiliar de Manaus.

Ouça a matéria na íntegra:

Rádio Rio Mar – Rafaella Moura 



Por: Rafaella Moura



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *