Fé e Tradição marcam festejos do Sagrado Coração de Jesus em Manaus

A devoção ao Sagrado Coração de Jesus tem conquistado mais fiéis a cada novo ano na capital amazonense. A Paróquia do Sagrado Coração, localizado na rua Ferreira Pena, nº 1285, Centro de Manaus, tem sido o bom exemplo desta conquistas. Prestes a completar 40 anos de paróquia, os festejo do padroeiro que ocorreu no dia 28 de julho (sexta-feira), levou os fiéis a percorrer as ruas centrais durante a madrugada.

O tema dos festejo fez menção ao sínodo da Amazônia que refletiu: No Sagrado Coração de Jesus se renova a igreja da Amazônia, e com o lema: Eis que faço nova todas as coisas (Apocalipse 21,5), a paróquia durante nove dias, compartilhou a novena em honra ao Sagrado Coração de Jesus, com as demais comunidades que compõem o Setor Centro Histórico da Arquidiocese de Manaus.

A ideias fez com que a paróquia movimenta-se ainda mais os festejos do Coração de Jesus. Muitos que não conheciam a paróquia foram acolhidos e envolvidos pelo amor do Coração de Jesus, que só quem sabe da devoção não abre mão de vivenciar este momento de festejo. O dia do Sagrado Coração de Jesus é sempre celebrado na primeira sexta-feira após a oitava do Santíssimo Sacramento. E nesta Paróquia em Manaus, é tradição às 5h se fazer a alvorada ao Coração de Jesus, seguido às 5h30 da procissão pelas ruas centrais de Manaus.

Neste dia, fiéis de toda a capital Amazonense e até de municípios adjacentes madrugam na frente da Paróquia para participar da demonstração de fé ao Sagrado Coração de Jesus. Os comunitários durante a madrugada enquanto arrumam as ruas onde o andor do padroeiro irá passar, ficam festejando com queima de fogos de hora em hora. O bom é que ninguém perde o horário da procissão.

A Paróquia que caminha para os seus 40 anos tem almejado se torna em Santuário. Quem sabe nos próximos anos tenhamos em Manaus, o Santuário do Sagrado Coração de Jesus? Não vai precisar ir para Paris (França), pois seremos abençoados em ter o nosso próprio santuário ao coração.

Para que o tão almejado desejo desses paroquianos, desde o início do ano, a Paróquia Sagrado Coração de Jesus tem se preparado para os festejos divulgando os festejos e também o social que desta vez, veio comum bingão eletrônico com prêmios de maravilhosos. Tanto é que na segunda noite de arraial, mais de 2 mil pessoas se fizeram presente na rua Ferreira Pena. A ideia é que com as arrecadações do festejo, a Paróquia passe por uma reforma para atender as necessidades de todos e acomode ainda mais os fiéis.

Quer conhecer um pouco mais o Sagrado Coração de Jesus? Durante a semana, a Paróquia reza a novena em honra a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, nas terças-feiras, às 19h. Nas sextas-feira, a missa das 19h é em honra ao Sagrado Coração de Jesus, aos sábados a celebração às 18h e no domingo as celebrações ocorrem às 8h e 18h.

Conforme os agentes de pastoral do Sagrado Coração de Jesus, os festejos não terminaram, pois agora que começam a preparação para festejar os 40 anos de Paróquia.

Texto colaboração: Isabelle Valois

Fotos: Érico Pena