Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

Padre diocesano assume presidência de organismo que atua junto aos formadores de seminários

A Organização dos Seminários e Institutos Filosóficos-Teológicos do Brasil (OSIB) é organismo ligado à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que se ocupa da articulação de todo o processo de formação presbiteral, dos seminários e particularmente da formação da equipe formativa dos seminários. Ela se organiza também nos regionais da CNBB, com suas diretorias.

O Regional Norte 1 sempre foi representado pelo Seminário São José, por ser o único Seminário Maior, mas agora com a organização de seminários propedêuticos em algumas dioceses e prelazias passou a existir um corpo de formadores, e isso levou a constituir uma equipe para coordenar a OSIB em âmbito regional.

O Pe. Zenildo Lima, reitor do Seminário Diocesano São José, já vinha fazendo o trabalho da OSIB no regional e recentemente tornou-se vice-presidente deste organismo em nível nacional, pela CNBB. Agora padre Zenildo foi confirmado e escolhido presidente do recém-criado OSIB do Regional Norte 1, sendo sua diretoria formada por:
·         Presidente: Pe. Zenildo Lima (Arquidiocese de Manaus)
·         Vice-Presidente: Pe. Josimar Lobo (Diocese de Roraima)
·         Secretário: Pe. Marcos Aurélio (Diocese de Parintins)
·         Bispo Referencial: D. José Albuquerque (Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Manaus)
Encontro formativo

No dia 14 de junho aconteceu, em Manaus, um encontro de formadores do Regional para tratar de questões relacionadas aos seminários propedêuticos, no que diz respeito às competências na dimensão humano, afetiva e psicológica, com o auxílio do padre José Carlos. Também se discutiu a dinâmica e o direcionamento dos seminários. O encontro foi muito proveitoso e foi muito bonito perceber que a maioria destes foram alunos do Seminário São José.



Por: Ana Paula Gioia Lourenço

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *