Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

Uma semana de atividades vai marcar a 34ª Semana do Migrante em todo país

No último domingo aconteceu a abertura da 34ª Semana do Migrante, que se encerrará dia 23 deste mês em todo o país.

Como a temática da semana é sempre relacionada ao tema da Campanha da Fraternidade de cada ano, em 2019 o tema da 34ª Semana do Migrante é: “Migração e Políticas Públicas” e o lema: “Acolher, proteger, promover, integrar e celebrar. A luta é todo dia”, afirma a coordenadora arquidiocesana  da Pastoral do Migrante, Rosana Nascimento.

A Paróquia São Geraldo, localizada na Av. Constantino Nery, é conhecida por ser o lugar de acolhida e abrigo para os irmãos e irmãs migrantes, que chegam à Manaus, não importa se são haitianos, cubanos, peruanos, venezuelanos… todos são tratados da mesma forma e recebem a devida atenção tanto pela equipe da Pastoral do Migrante, que há 27 anos atua na Arquidiocese de Manaus, quanto pelos agentes da própria paróquia que, desde 2010, já atendeu cerca de 11 mil pessoas que migraram para o Brasil, grande parte são de haitianos, que chegaram na cidade e aqui se instalaram com o apoio da igreja católica.

Além desse espaço, existem as casas de acolhimento. A integração das pessoas e o estudo da língua local também são importantes.

Materiais sobre a realidade da migração no Brasil e para dinamizar ações durante a semana (Texto-base, Roda de Conversa e Roteiro de Celebração Ecumênica) foi enviado às Igrejas e para as comunidades onde as organizações que integram o Setor de Mobilidade Humana atuam. Duas datas importantes marcam a semana. No dia 20, comemora-se o Dia Mundial do Refugiado e no dia 25 o Dia do Migrante.

Ouça a matéria na íntegra:

Rádio Rio Mar – Rafaella Moura 



Por: Rafaella Moura



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *