Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

Crismandos da Paróquia Santa Teresinha recebem o sacramento da Confirmação pelas mãos do Arcebispo

Após uma caminha de um ano e meio, na noite deste sábado (15/6), o Arcebispo Metropolitano de Manaus, Dom Sergio Castriani, celebrou a confirmação do batismo em 45 crismandos adultos da Paróquia de Santa Teresinha, situada no bairro do Alvorada 2 – Região Episcopal Nossa Sra. dos Remédios. A solenidade foi concelebrada pelo pároco, Pe. Cairo Gama, junto com os padres Kleython Cabral (vigário paroquial) e Cândido Andrade (convidado).

De acordo com Elba Rodrigues, coordenadora geral da catequese, essa é a primeira turma, pois nos próximos meses ainda serão duas turmas de jovens que receberão o sacramento. “Em julho teremos uma turma com 48 e em agosto mais 46 jovens que também ficaram em preparação durante um ano e meio. No caso dessa turma de adultos, o diferencial foi que a maioria dos que hoje receberam o Sacramento, já estão engajados em algum grupo, pastoral ou serviço dentro da paróquia”, disse Elba.

Keite Neves, que já atua na liturgia, é um exemplo desses citados pela coordenadora e sem duvidas era uma das mais sorridentes durante a celebração. “Esperei muito esse momento, mas acredito que tudo vem no tempo de Deus, acho que se tivesse feito na minha adolescência eu não teria dado tanto valor quanto eu estou dando hoje”, comentou. Mas, mesmo aqueles ainda não engajados já estão com planos para ingressar no serviço de evangelização. “Estou muito feliz e agora o próximo passo é seguir na caminhada e pretendo ajudar na liturgia”, disse Waléria Moura.

Homilia do Arcebispo

Antes do rito da unção do Crisma propriamente dito, Pe. Cândido leu algumas palavras que Dom Sergio preparou para a homilia que dizia: “Crismandos, sede fiéis à graça recebida, parabéns pela coragem de vocês. Sintam-se abraçados pelo mistério inefável quando forem ungidos com o óleo da alegria. O Espírito que nós recebemos é o espírito da verdade é Ele que conhece o Pai e o Filho, porque é o amor entre os dois. Vós sois chamados a serem homens e mulheres de verdade e da verdade, pois a vida começará a mudar quando o discurso for igual a prática e o grande desafio é realizar a imagem e semelhança de Deus que somos nós e só o Espírito pode realizar isso em nós”, disse Dom Sergio em um dos trechos de sua homilia.



Por: Érico Pena

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *