Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

Festa de Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos ressalta a importância do Sínodo para Amazônia

No último sábado, 8/6, a Paróquia Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos, localizada no bairro Dom Pedro, Zona Centro-Oeste de Manaus, promoveu a Festa da Padroeira, evento que, anualmente, precede a Festa de Pentecostes. O tema escolhido para este ano foi “Maria solidária com os povos da Amazônia” e o lema “Deus olhou para humildade de sua Serva” (Lc 1,48), em atenção ao Sínodo para Amazônia, que acontecerá em Roma, no período de 6 a 27 de outubro de 2019.

“Tendo em vista o grande sínodo sobre a Amazônia, queremos estar em sintonia com todos os povos da Amazônia, e fazer com que essa festa seja um momento especial para nós refletirmos sobre a realidade da região, tão ameaçada pela ganância dos poderosos”, ressalta Pe. Nelson Taffarel, pároco da Paróquia Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos.

Em preparação para a festa, a programação, que teve início no dia 31/05, constou da visita do ícone de Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos às comunidades vinculadas à Paróquia, encerrando-se com um Tríduo na Igreja Matriz Paroquial, cuja terceira noite foi marcada pela visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora do Carmo, Padroeira de Parintins.

Na noite festiva, a comemoração iniciou-se com uma procissão que percorreu as ruas do bairro e, na sequência, foi realizada a celebração da Santa Missa, presidida pelo Monsenhor José Carlos Sabino, vigário episcopal da Região Nossa Senhora dos Remédios, e concelebrada pelos padres Nelson Taffarel e Cesar dos Santos.

Dando sequência, a Coroação de Nossa Senhora contou com a participação especial dos catequizandos, com encenação, canto e acompanhamento instrumental. Ao final, os presentes parabenizaram Monsehor Sabino, por ocasião do seu aniversário. Em seguida, todos foram convidados a confraternizar com um coquetel especialmente preparado para o evento.

A Festa de Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos se celebra sempre no sábado que antecede o Pentecostes, pois, como dizia São Vicente Pallotti, Maria foi a grande responsável pela união dos apóstolos no Cenáculo, após a Ascensão de Jesus, enquanto aguardavam a vinda do Espirito Santo, que, por sua vez, os motivou de coragem e entusiasmo para saírem pelo mundo pregando e anunciando a boa notícia do reino.

A Paróquia Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos está inserida no Setor Alvorada, que integra a Região Episcopal Nossa Senhora dos Remédios.

Por Pascom Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos

 

Conheça as nossas Comunidades Eclesiais:

Matriz Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos  

Rua Washington Luiz, 55 – Bairro Dom Pedro I

Comunidade Sagrado Coração de Jesus  

Rua Antônio Lobo Sobrinho, 07 – Bairro Dom Pedro I

Comunidade Santa Teresinha  

Rua Nova Esperança, 15 – Bairro Dom Pedro I

Comunidade São Mateus  

Rua Francisco Orellana, 85 – Bairro Dom Pedro I

Comunidade São Vicente Pallotti  

Rua Almirante Custódio, 09 – Bairro Dom Pedro I

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *