Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

Pentecostes 2019 – “Espírito Santo, liberta-nos pelo Direito e pela Justiça”

Todos os anos a Arquidiocese de Manaus celebra a Festa de Pentecostes, um grande evento que reúne milhares de pessoas para celebrar o início da igreja católica, com a efusão do Espírito Santo sobre os apóstolos, tornando-a uma igreja sempre viva.  Este ano, o evento tem por lema “Espírito Santo, liberta-nos pelo Direito e pela Justiça” (Isaías 1,27) e pretende reunir cerca de 80 mil pessoas, no Sambódromo, no domingo (9/6), a partir das 15h.

“É o Espírito Santo que dá a vida. Sem Ele tudo é morte e destruição. Ele é o Espírito criador e Jesus o mandou a nós como Defensor. A festa é uma grande comemoração da vida e um grande grito profético que todos os anos, na esteira da campanha da fraternidade, ecoa na tarde de domingo. Este ano, a multidão vai pedir ao Espírito que ele venha instaurar a justiça e o direito, condições de uma vida digna para os filhos de Deus… Pentecostes é a grande festa da fé que temos na Igreja. Onde ela está, Cristo está. É a Igreja que se reúne é uma Igreja jovem, cheia de energia, alegre, feliz por ter fé, com vontade de participar na construção da cidade terrena, porque esta é um prelúdio do céu”, destaca Dom Sergio Castriani, arcebispo de Manaus, que irá presidir a missa, marcada para iniciar às 17h.

Educadores Ambientais

Para que este grande evento aconteça, centenas de pessoas são envolvidas em diversos serviços (ornamentação, acolhida, liturgia, logística, animação, arrecadação de alimentos, dentre outros). Neste ano, a novidade são os Educadores Ambientais, que ao mesmo tempo que cuidarão da limpeza e manutenção do local, orientarão os participantes sobre o cuidado com o meio ambiente, em sintonia com a Laudato Si, no contexto da Ecologia Integral, e o Sínodo para a Amazônia.

“Além da limpeza no Sambódromo, uma outra atividade que estará acontecendo é o trabalho junto aos ambulantes na área externa do Sambódromo, pois muito do lixo coletado é resultado das vendas na área externa. A ideia principal é que eles sejam os primeiros a colaborar com a coleta diminuindo com isso o descarte indevido, ou seja, as pessoas se alimentam e depositam nos recipientes adequados e assim realizaremos um evento mais bonito, colocando em prática as orientações do Papa Francisco sobre o cuidado da nossa Casa Comum”, afirmou Patrícia Cabral, membro da organização do evento.

Arrecadação de alimentos

Neste ano, assim como ocorreu nas edições anteriores, todos os participantes são convidados a doar um quilo de alimento não perecível que será recolhido pela Cáritas Arquidiocesana para ser dado aos mais necessitados, dentre eles os migrantes recém-chegados à Manaus.

 Serviço

Evento: Pentecostes 2019

Data: 9 de junho de 2019

Local: Sambódromo – Avenida Pedro Teixeira, 2565 – Bairro de Flores – Manaus – AM.

Programação:

14h –  Início da acolhida

15h – Início da animação

  • Banda Madrigal
  • Paróquia Santíssima Trindade

16h30 – Entrada dos símbolos

17h – Missa Solene de Pentecostes 2019

Sob a presidência de Dom Sergio Castriani e concelebrada por mais de 150 padres atuantes na Arquidiocese de Manaus

 

 

 

 



Por: Ana Paula Gioia Lourenço

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *