Arquidiocese de Manaus

Cenáculo com Maria foi realizado para promover a unidade dos cristãos em torno de Nossa Senhora

A Renovação Carismática Católica da Arquidiocese de Manaus realizou no dia 26 de maio, o evento Cenáculo com Maria, com o tema “Visitados por Maria, visitados pelo amor” (Lc 1, 39-45). O evento teve como objetivo a unidade da Igreja em torno de Nossa Senhora, como Mãe de Deus e de todos os cristãos, e reuniu  cerca de 700 pessoas na Casa de Retiro João Paulo II.

O encontro, muito aguardado pela comunidade católica, deu início pela manhã com uma acolhida muito animada, bastante louvor e o Terço Mariano. O tema da primeira pregação foi “O amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado”, ministrado por Gilson Ângelo, do Grupo de Oração Jesus e Maria do setor Dom Luiz Soares Vieira na cidade de Manaus. Ele fala da importância de Nossa Senhora que foi a primeira que experimentou o Espírito Santo ao gerar Jesus Cristo e que devemos ser exemplo dela, em servir o próximo.

-“O Espírito Santo já foi derramado em nossos corações, o amor de Deus já está em nós, então com esse sentimento precisamos também sair para transmitir esse amor que foi derramado por meio do Espírito Santo, a exemplo de Maria, nós temos que também sair em missão quando sentimos esse amor em nosso coração porque foi isso que ela fez, quando ela disse seu SIM através do amor derramado no coração dela, saiu para servir aquela que necessitava e é esse convite que ela nos faz hoje, que possamos sair para servir os necessitados, pois o amor já foi derramado em nosso corações”, afirmou Gilson.

Esta pregação foi finalizada com um momento de entrega a Nossa Senhora, que entra pondo todos seus filhos debaixo de seu manto.

Em seguida, o Diretor Espiritual da RCC Manaus, Pe. James Batista, abordou o tema “Aprenda com Maria a desconcertar os corações soberbos”. De acordo com Batista para desconcertar os corações soberbos “ o primeiro passo é o da humildade, Maria foi uma pessoa extremamente humilde de coração, e depois o da obediência, Maria nos ensina através do seu silêncio, Maria foi uma mulher que viveu a experiência do silêncio da maneira mais profunda, ela tinha todos os motivos para desistir, ela tinha todos os motivos para enfrentar os opositores de seu filho, mas não, optou em silenciar e acreditar na graça de Deus, porque acreditou na graça de Deus, porque silenciou, porque foi humilde, porque foi obediente, ela foi desconcertando os corações soberbos, os corações daqueles que tanto perseguiram, não só Jesus, mas Maria, desde a concepção, então é com humildade, com fé e esperança em Deus, que nós desconcertamos os corações soberbos a exemplo de Maria”.

Deu-se continuidade na programação, na parte da tarde, após o momento de animação e oração, o tema do evento “Visitados por Maria, visitados pelo amor”, conduzida pelo Pe. Francisco, Vigário da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe. O recado dado por ele foi “Como Nossa Senhora foi ao encontro de Santa Isabel, assim Ela vem nos visitar, trazendo dentro de si o Amor que é transformador, a partir do momento que fomos visitados e sentimos esse amor, somos enviados a missão de levar o amor de Jesus a todos os lugares”.

A missa de encerramento do encontro foi presidida pelo Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Manaus Dom Edmilson Tadeu Canavarros.

Para a Coordenadora Arquidiocesana da Renovação Carismática Católica de Manaus, Cleide Ribeiro Cantisani Pinto, o encontro superou todas as expectativas, afirmou ainda que o cenáculo com Maria 2020 “será muito melhor que esse ano e que todas as expectativas sejam realmente superadas de novo, será fantástico, porque quando contamos com o Senhor, ele faz coisas maravilhosas acontecerem”.

Texto e fotos:  Ministério de Comunicação Social da Renovação Carismática Católica de Manaus

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *