Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

Pe. Jorge Alan toma posse como novo pároco da Área Missionária São João XXIII

Na noite deste domingo 19/5, o padre Jorge Alan, da Arquidiocese de Feira de Santana (BA), tomou posse como novo pároco da Área Missionária São João XXIII (AMSJ) – Setor Padre Ruggero Ruvoletto. A cerimônia de posse aconteceu na Igreja Santo Expedito, localizada na Rua Riacho Fundo, bairro União da Vitória, sendo presidida pelo Bispo auxiliar da Arquidiocese de Manaus, Dom José Albuquerque, concelebrada pelo Pe. Humberto Vasconcelos, da Área Missionária Santa Helena e auxiliados pelo diácono Roberto Moraes. Na ocasião, Dom José também deu posse ao novo vigário paroquial, Pe. Ermenson Nascimento, ordenado há três meses e vindo também da Arquidiocese de Feira de Santana.

A AMSJ é composta por 20 comunidades, destas 16 são comunidades que ficam localizadas em ramais dentro da AM-010 ou BR-174. Apesar da distância, todos fizeram questão de estar presente para prestigiar a visita do arcebispo numa data tão importante e lotaram a igreja que ficou cheia de calor humano com os membros das comunidades cuja característica principal é a acolhida e a alegria do começo ao fim A santa missa iniciou às 19h30, com a tradicional procissão de entrada seguindo o rito normal da celebração com o rito de posse começando logo depois da homilia de Dom José.

Durante a homilia, Dom José salientou as leituras do dia e também enfatizou como a AMSJ é abençoada por Deus por sempre ter padres que são enviados para fazer missão em suas comunidades. “Hoje é um dia de festa e só temos a agradecer a Deus por essa benção que hoje estamos celebrando a posse do novo pároco e vigário da AMSJ. Sabemos que aqui temos comunidades acolhedoras, com irmãs atuando e muitos leigos engajados nos serviços da igreja e somos mais uma vez privilegiados por ter padres missionários que deixaram sua terra natal para desempenhar o trabalho pastoral junto a vocês, por isso cuidem muito bem de seus párocos, tratem sempre com carinho porque aqui temos sacerdotes novos e quem sabe possam até servir de inspiração para despertar futuras vocações também”, disse Dom José.

Ao fim da homilia, a celebração continuou com a renovação das promessas sacerdotais, com o novo pároco e vigário sendo interrogado pelo bispo diante do público, após esse momento, foi realizada a leitura da Ata de Posse e, em seguida, Dom José realizou a entrega dos instrumentos que o pároco recebe para desempenhar bem a sua missão: a chave do Sacrário, que guarda a maior riqueza da igreja que é a Eucaristia; Os Santos Óleos, usados nos sacramentos importantes para a comunidade cristã como: batismo, crisma e visita aos enfermos; A Estola, símbolo do poder sacerdotal, que ele usa para ministrar os sacramentos da Eucaristia, confissão e unção dos enfermos; e o Evangelho, declarando assim empossado e apto para desempenhar suas funções de pároco.

Ao final da celebração, o padre Jorge Alan preferiu suas primeiras palavras como novo pároco da AMSJ e dividiu em duas partes, uma informal e outra formal. “Antes de começar de maneira formal, gostaria de chamar algumas crianças aqui na frente que nos ajudam sempre com um sorriso e um abraço verdadeiro e é por eles que nós dizemos o sim a todo o momento. Quem diria que eu, um menino padre como sou chamado, fosse ser o responsável pelo essa Área Missionária. Agradeço a cada um de vocês, aos lideres da comunidade, as irmãs, à Dom Sergio em nome de Dom José, só tenho a dizer muito obrigado e que Deus abençoe”, disse Pe. Alan, como é mais conhecido.



Por: Érico Pena

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *