Dom José preside missa do tricentenário da páscoa de São João Batista de La Salle

O bispo auxiliar da Arquidiocese de Manaus, Dom José Albuquerque, presidiu na manhã deste domingo a Celebração do tricentenário da Páscoa de São João Batista de La Salle, fundador do Instituto dos Irmãos das Escolas Cristãs e Patrono dos Educadores. A missa começou às 10h e faz parte da programação o Ano Jubilar Lassalista, que iniciou em 17 de novembro de 2018 e se estenderá até o dia 31 de dezembro de 2019. Contando com a presença de toda a comunidade do Colégio e Faculdade La Salle, assim como familiares, ex-alunos e grupo de escoteiros, a celebração teve como objetivo propiciar a Indulgência Plenária para toda a comunidade de Manaus.

“O Ano Jubilar Lassalista foi concedido pelo Papa Francisco em decorrência ao Tricentenário da morte de São João Batista de La Salle (1719-2019) e aqui estamos com o propósito de celebrarmos juntos e fazermos um momento de louvor e gratidão por essa pessoa que deu uma contribuição muito significativa para a educação, sobretudo para a educação elementar. Ele faleceu no dia 7 de abril de 1719, mas oficialmente na maioria dos países celebra-se no dia 15 de maio, data que ele foi proclamado Santo e padroeiro dos Educadores”, comentou o Irmão José Kolling, que desde janeiro deste ano atua como Diretor Geral da educação básica do Colégio La Salle.

Segundo Irmão José, a rede La Salle se estende por vários países atuando na educação e em ações missionárias também. “Estamos presente em 77 países com obras formais e institucionais ligadas à educação e em três países desenvolvemos mais atividades missionárias. No Brasil estamos presente no Distrito Federal e mais 12 estados, onde temos por volta 30 mil alunos da educação básica e 10 mil do ensino superior. Já em Manaus, além dos cinco irmãos que atuam juntos na comunidade, a equipe é composta por 520 colaboradores leigos (420 ligados ao colégio e os demais são da faculdade La Salle), mais de 2700 alunos do colégio e por volta de 1300 estudantes da faculdade, fora os que fazem pós-gradução e cursos regulares”, explicou o gestor.

Claro que grande parte desse público esteve presente, lotando a Igreja da Matriz e fazendo uma celebração muito participativa, atuando na acolhida, liturgia, equipe de música e organização da solenidade de forma geral junto com a equipe da Catedral. Dava para ver o brilho no olhar de alguns participantes, desde os funcionários mais antigos até os recém contratados a emoção era visível, principalmente no momento em que adentraram alguns símbolos como a imagem do padroeiro, a bandeira com suas cores características, a mochila e a farda escolar, o relógio lassalista, os alunos e a família, foi um momento marcante e singular na homenagem dos 300 anos e muitos não resistiram e tiveram que registrar não só em sua memória, mas também por meio de fotos que podia ser comprovado a cada flash disparado.

Para Daniel Peter Beniamino, Coordenador de Pastoral do Colégio La Salle, a celebração superou as expectativas, pois o que era para ser uma missa celebrativa acabou se tornando um evento que entrou para a história da comunidade Lassalista. “Considerando que estamos na semana de La Salle, organizamos essa missa em unidade com a Arquidiocese de Manaus e foi de uma riqueza muito grande, começamos com a missa de Dom Mário Pasqualotto no dia 6 de abril no Teatro La Salle e após isso, nós pensamos em propiciar essa graça que o Papa Francisco nos oferece com a Indulgência Plenária para toda a comunidade de Manaus”, disse Daniel.

“Indulgência Plenária é a graça do recomeçar concedida pela Igreja, possibilidade de tirarmos da alma as marcas do pecado”, explica Daniel. “Sabemos que os pecados já foram perdoados no sacramento da confissão, mas a Indulgência nos coloca na condição de recém batizados. Seguindo o apelo do Papa, realizamos essa celebração na Catedral para toda a Arquidiocese e um espaço para peregrinação na entrada do colégio, para que as pessoas tenham acesso e visitem um dos locais de São Batista de La Salle, condição colocada por Papa Francisco em 17 de novembro de 2018”, concluiu o Coordenador de Pastoral do Colégio La Salle.