Rede de Assessores e cuidantes da juventude promove Escola de Educadores de Adolescentes e Jovens

A Rede de Assessores, Assessoras e Cuidantes das Juventudes é um grupo de pessoas que ajudam e participam na construção dos processos formativos dos jovens e agentes comprometidos com as realidades juvenis, afirma uma das Assessoras Cuidantes da RACJ Manaus, Jôce Mendes.

Os representantes que compõe a RACJ são de diversas expressões juvenis e a sua área de atuação profissional também influencia na capacitação dos jovens acompanhados.

Em sintonia com a X Assembleia Pastoral Arquidiocesna e a prioridade da Igreja de Manaus “Evangelização da Juventude”, aliado a isso, verifica-se, atualmente que por parte da sociedade civil, aumentou o interesse pelo trabalho com a juventude  entre ONGs, Universidades, entidades de pesquisa, movimentos sociais.

A Rede de Assessores e Cuidantes da Juventude, com o apoio dos Irmãos Maristas, Pastoral Vocacional,  Grupo Uatê, Casa MAGIS Manaus, Centro de Juventude Cajueiro, Conselho  Pastoral estarão promovendo a Escola de Educadores/as de Adolescentes da Arquidiocese de Manaus.

A Escola visa oferecer uma formação sistemática sobre a pessoa, com os temas ligados ao universo dos/as adolescentes e jovens, possibilitando a capacitação metodológica/técnica, necessária para o acompanhamento qualificado onde atuam. Serão 7 módulos, com início dia 19 de Maio e término dia 18 de Agosto é o que explica  o Assessor Cuidante da RACJ Manaus Emanuel Saraiva.

Dentre os conteúdos estão: a Pessoa do/a Educador/a. Os/as adolescentes e jovens. O Processo de Formação e suas Dimensões. A Construção da Utopia e papel da Assessoria. A Metodologia do Acompanhamento de grupos e o Planejamento da Ação. Também será incluída a sistematização e elaboração, reflexão teórica, laboratório de dinâmicas, pesquisa, confrontação, aprofundamento pessoal, vivências e celebrações.

A Rede de Assessores e Cuidantes da Juventude também promovem formações nas paróquias e áreas missionárias. Para mais informações entre em contato via facebook RACJ Manaus ou pelos telefones 99235-5995 ou 991413405.

Ouça a matéria na íntegra:

Rádio Rio Mar – Rafaella Moura