Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

Semana de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é realizada na Área Missionária Família de Nazaré

Entre os desafios da X Assembleia Pastoral Arquidiocesana realizada em outubro de 2018 estão: Evangelização das famílias; Presença missionária no interior e nas periferias; Evangelização da Juventude; Ecologia integral; Superação da violência; Política e cidadania; Migrantes e indígenas.

Diante disso a Pastoral Familiar em parceria com a Pastoral Catequética da Área Missionária Família de Nazaré estará promovendo entre os dias 17 e 18 de Maio uma programação voltada a Semana de Combate e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, com o intuito de conscientizar e orientar as pessoas sobre essa temática, é o que explica a coordenadora da Pastoral Familiar da Área Missionária Família de Nazaré, Taísa Paiva.

Na sexta-feira, dia 17, o evento será realizado na Comunidade São José Esposo de Maria, na Avenida Curaçao s/n próximo a Escola Estadual Sebastião Augusto, o tema será voltado para o público adulto. Pais, catequistas, coordenadores, agentes pastorais e interessados no tema podem participar. A palestrante será a Dra Selma que faz parte do SAPFAM, Serviço de Atendimento da Pastoral Familiar.

Já no sábado, dia 18, o evento será realizado na Comunidade João Paulo, no conjunto João Paulo, Nova Cidade na Avenida Dom Jackson Damasceno, s/n. O público alvo será as crianças. A Irmã Paulina da congregação Sagrada Família será a palestrante neste dia.

Há 3 anos a Pastoral Familiar já trabalha com a conscientização nas escolas da periferia com o apoio da Rede Um Grito pela Vida.

Segundo casos investigados pela Polícia Civil do Amazonas cresceu 28% no primeiro trimestre. Os indicadores da Secretaria de Segurança Pública (SSP – AM), entre Janeiro e Março de 2019, foram registrados 450 casos de abuso e violência psicológica ou sexual contra crianças e adolescentes na capital. É um aumento de 28% comparado ao mesmo período em 2018.

O Amazonas possui uma Rede Intersetorial de Proteção à Criança e ao Adolescente, composta por Secretarias de Estado, sob a coordenação da Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), Ministério Público do Trabalho (MPT), Conselho Estadual de Direito da Criança e do Adolescente (CEDCA) e Organizações da Sociedade Civil ligadas à causa da criança e do adolescente, além da Polícia Civil. Na Arquidiocese de Manaus existe a Rede um Grito pela Vida que trabalha em conjunto com poder público nessa rede protetiva.

Para mais informações sobre o evento você pode entrar em contato pelos telefones 99505-0139 ou 99119-7742.

Ouça a matéria na íntegra:

 

Rádio Rio Mar – Rafaella Moura 



Por: Rafaella Moura



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *