Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

Atendentes paroquiais participam de formação sobre técnicas para um bom atendimento

Na manhã do dia 15 de maio, cerca de 55 atendentes paroquiais estiveram reunidos no auditório Mãe Paula, no Centro de Formação da Arquidiocese de Manaus, para a primeira formação do ano, sendo esta sobre técnicas de atendimento, ministrada pelo Master Coach, Pe. Charles Cunha. O objetivo foi mostrar a importância do tratar bem as pessoas que procuram a secretaria da igreja, com a devida atenção e presteza necessária para o ambiente sagrado.

O encontro iniciou com uma encenação em que algumas atendentes mostraram atendimentos ruins que comumente ocorrem em uma repartição pública e num pronto socorro. Diante do que foi representado, padre Charles destacou que as posturas de desrespeito e mal atendimento não pode acontecer em uma secretaria paroquial, principalmente por ser um ambiente sagrado e precisa ser um local saudável e de acolhida. Destacou ainda que uma pessoa que tem experiência ruim com um atendente da igreja vai ter abalado não apenas o seu emocional, mas principalmente a sua fé e com isso ela pode nunca mais quer frequentar aquela igreja.

Padre Charles destacou que não se pode atender pessoas com mau humor, é preciso saber lidar com os problemas e não descontar nas pessoas que aparecem. Afirmou que para ocupar a função de atendente paroquial é necessário ter uma disposição interior com espiritualidade (vida de oração / intimidade com Deus / coração aberto para acolher), Gratidão (ser grato pela oportunidade de trabalhar na igreja, estando a serviço do outro e ainda ser remunerado) e Gratificação (sentir-se útil, fazer o trabalho com amor, ajudar as famílias, escutar, ajudar o próximo em seus problemas).  O atendente também precisa ter uma escuta atenta e saber lidar com aquele que chega chateado, triste, ou preocupado e se colocar em escuta e oração; e ter empatia, colocando-se no lugar do outro, buscando ver o mundo pelos olhos do outro, compreendendo o problema ou dificuldade.

Os presente puderam compartilhar algumas experiências e a alegria de ter esse momento que motivou a todos a trabalhar com amor e gratidão a Deus pela oportunidade que Ele concede, colocando-se a disposição para ser instrumento de Deus na vida de muitas pessoas.

Confira algumas fotos do evento.



Por: Ana Paula Gioia Lourenço

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *