Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

Festejos de N. Sra. de Fátima encerram com procissão, missa campal e arraial

O Santuário Nossa Senhora de Fátima, localizado no bairro Praça 14 de Janeiro, recebeu na noite desta segunda-feira (13/5), aproximadamente 10mil devotos, que apareceram dos quatro cantos da cidade e até de alguns municípios do Amazonas, para participarem de uma vasta programação em homenagem aos 102 anos da aparição de Nossa Senhora em Fátima (Portugal), que começou com as missas matinais nos horários de 6h e 12h, e finalizou com a procissão saindo da Igreja de São Sebastião às 19h, com a imagem de Nossa Senhora rumo ao santuário, onde o Vigário da Região Episcopal N. Sra dos Remédios, Monsenhor Sabino Andrade, presidiu a missa campal em honra a padroeira e, ao final da celebração, todos puderam participar do arraial com comidas típicas, brincadeiras e muita descontração.

Antes do translado da imagem da igreja ao Santuário, os devotos participaram da celebração presidida pelo Frei Paulo Xavier, pároco de São Sebastião e Pe. Milton Both, Reitor e pároco do Santuário de Fátima. Um momento de muita emoção que reuniu centenas de fiéis, a maioria mulheres, que lotaram a igreja de São Sebastião. Após a saída do andor, sendo carregada pelos agentes do Terço dos Homens, os devotos que estavam na celebração se reuniram a uma multidão de fiéis que já aguardavam do lado de fora da igreja, a espera do início da procissão que rumou ao Santuário de N. Sra de Fátima debaixo de uma forte chuva que pegou a maioria dos fiéis desprevenidos, mas que mesmo molhados foram firmes e fortes até o fim.

Em meio aos fogos de artifício que clareavam os céus, não era difícil encontrar na procissão, alguém descalço, pagando alguma promessa, enquanto caminhava (muitos ensopados) com lágrimas nos olhos, e fazendo sua oração num clima de muita fé e emoção que nem a chuva fez desanimar. Por volta das 20h30, os peregrinos chegaram enfim ao Santuário de Fátima, sendo recebidos com uma calorosa salva de palmas pelos fiéis que ali já esperavam e mais fogos de artificio estouravam no céu enquanto a imagem da santa tomava seu lugar ao lado do altar. A missa campal seguiu seu rito normal e, durante a homilia, Monsenhor Sabino, falou que nós somos da geração que proclamam Maria como bem aventurada e que sabemos reconhecer os dons de Deus presente nela.

“Maria arrasta muitas pessoas para Jesus, quantas pessoas estão neste dia em suas capelas, igrejas, santuários e catedrais celebrando Nossa Senhora de Fátima, que implica uma proposta de conversão permanente para cada um de nós que precisamos ir mais fundo na nossa fé, na participação da vida de nossa igreja e o projeto do Reino de Deus. Que Nossa Senhora nos abençoe, abençoe nossas famílias, os doentes e os que sofrem pelo abandono e indiferença, que ela nos tome pela mão e nos aproxime de seu filho Jesus que nos conduz para o céu e para a vida eterna. Que a nossa participação nessa procissão e missa possa nos dar animo novo para continuar caminhando como cristão, mas não cristão de qualquer jeito ou de qualquer forma, mas cristão de alma cheia e vida intensa, com fé madura capaz de compromisso e responsabilidade, sendo parceiro de Jesus e Nossa Senhora no processo de evangelização”, disse Monsenhor Sabino.



Por: Érico Pena

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



One comment on “Festejos de N. Sra. de Fátima encerram com procissão, missa campal e arraial”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *