Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

Missa e homenagem às mães marcam os 171 anos do Seminário São José

Na manhã de sábado (11/5) foi realizado no Seminário São José o café da manhã para as Mães dos seminaristas e também foi celebrado o aniversário de 171 anos do Seminário São José. A Santa Missa foi presidida por Dom Edson Damian, bispo de São Gabriel da Cachoeira recém eleito presidente do Regional Norte 1 da CNBB e co-celebrada por Dom José Ionilton, bispo da Prelazia de Itacoatiara e pelos padres formadores.

Tradicionalmente, no segundo sábado do mês de maio, os seminaristas se reúnem com suas mães ao redor da Mesa da Eucaristia para celebrar o dia dedicado a elas, também, recordando as mães que já não mais compartilham da vida terrena com seus filhos. A manhã especia se estendeu com a partilha do café da manhã, tomados da alegria pascal experimentada na celebração.

Durante  o café da manhã os seminaristas organizaram uma singela homenagem para as mães com a música Mãe, da dupla Rick e Renner, enquanto elas ganhavam uma lembrança deste dia, que foi proporcionado pelo Movimento Serra.

171 anos do Seminário São José

Fundado em 14 de maio de 1848, pelo bispo do Pará, funcionou este até o início do século passado, quando teve suspensas suas atividades. Foi nessa conjuntura que o 6º bispo do Amazonas, Dom João da Mata Andrade e Amaral (1941-48), o encontrou ao assumir a diocese. Não mediu esforços para superar esse obstáculo. Menos de dois anos depois de empossado, na festa do padroeiro da Casa, usando a residência episcopal e auxiliado pelos Salesianos, o bispo reabriu o Seminário, na praça General Osório (edifício demolido) confrontando com o atual Colégio Militar de Manaus. Uma nova interrupção das atividades aconteceria no final da década de 1960. Dez anos adiante, a igreja do Amazonas começou a colher os frutos desse empreendimento, a partir de 1954 foram ordenados os padres Manoel Bessa; Luiz Ruas; Vicente Albuquerque; Jorge Normando, Moisés e Bernardes Lindoso; Onias Bento; Tiago Brás; Francisco Pinto; Juarez Maia. Um pouco mais a frente, os padres Sebastião Puga e Luís Souza. O Seminário São José é a primeira instituição educacional do Amazonas.

Fonte: http://seminariosjose.org/noticias/dias-das-maes-e-171-anos-do-seminario-sao-jose/

    


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *