Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

Paróquia São Raimundo celebra missa em memória aos 49 anos de sacerdócio de Pe. Sousa

Nesta quinta-feira (9), amigos, familiares e paroquianos celebraram postumamente os 49 anos de ordenação sacerdotal do Padre Luís Gonzaga de Sousa, o Padre Sousa, em missa realizada na Paróquia São Raimundo Nonato e presidida por Padre Alcimar Araújo.

Durante sua homilia, Padre Alcimar se emocionou ao recordar do amigo de longa data, ao dizer que “ele praticou repetidas vezes o gesto de oferecer o Pão do Céu por mais de 48 anos”, em alusão ao Evangelho do dia.

Alcimar destacou o amor como umas das virtudes praticadas pelo amigo e que acabou o tornando um exemplo. “O Sousa viveu o seu sacerdócio numa gratuidade imensa, sabia que era amado pelo Senhor, conhecia os seus limites e sabia que só valeria a pena se amasse as pessoas. O Sousa era alguém que amava as pessoas, alguém que transmitia isso em suas palavras e em seus relacionamentos com as pessoas que ele convivia tanto tempo. Ele é um exemplo de sacerdote, que envelheceu feliz, porque entregou sua vida a Cristo, sabendo amá-lo e aos seus irmãos”, destacou.

Em 9 de maio de 1970, Luís Gonzaga de Sousa recebeu a ordem do sacerdócio por imposição das mãos de Dom João de Sousa Lima, arcebispo de Manaus na época. Escolheu como lema “Ai de mim se eu não anunciar o Evangelho” (1Cor 9, 16) e o fez incansavelmente. Passou pela Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Conceição e paroquiais Nossa Senhora da Conceição, do bairro Educandos, São Raimundo Nonato e Sagrado Coração de Jesus, a qual ajudou a fundar. Em 1980, foi apresentador do evento de recepção do papa e agora santo, São João Paulo II, que visitou a capital amazonense.

Em dezembro de 2016, foi homenageado na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), com a Medalha do Mérito Legislativo, uma honraria especial destinada a pessoas que dedicam a sua vida por uma sociedade mais justa e sincera. Em 2017, atuou como vigário paroquial na Paróquia São Raimundo Nonato e exerceu o cargo de Diretor Arquidiocese do Apostolado da Oração. Na noite de 30 de dezembro de 2018, foi vítima de infarto, falecendo aos 76 anos e deixando um grande legado e exemplo de simplicidade e doação ao anúncio do Evangelho de Cristo.

Aniversários de 170 de fundação da Congregação das Irmãs do IMC e de ordenação sacerdotal do Padre Luís Miguel Mondino

Na quarta-feira (8), a comunidade celebrou os 170 anos de fundação da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria e os 21 anos de ordenação sacerdotal do Padre Luís Miguel Modino, em uma missa presidida por ele mesmo, na matriz da Paróquia São Raimundo Nonato. As congregadas, vocacionada e leigos estiveram presentes.

Na homilia, o presidente da celebração deu a palavra à Irmã Eurides Alves, que contou brevemente a história da fundadora, a Beata Bárbara Maix e toda sua trajetória da fundação em Viena e aqui no Brasil. Ela especificou ainda as áreas de atuação nesses países, priorizando os desfavorecidos.

A Irmã Rose Bertoldo frisou o legado da fundadora para as congregadas e admiradores da Beata Bárbara Maix. “O grande legado que ela deixa pra gente é a vivência da fé através do carisma e a busca da vontade de Deus, principalmente, junto aqueles que são mais pobres”, disse.

Aos 18 anos, Laila Nogueira, natural do município de São Gabriel da Cachoeira conta que quando criança passou a sentir o chamado. A jovem que é descendente da tribo Baré, mora em Manaus há pelo menos dois meses. “Tudo começou quando eu era criança e umas freiras foram visitar nossa comunidade e sentir o chamado de querer ser irmã. Na visita da Ir. Rose, falei com ela sobre o meu desejo e foi através dela que entrei na congregação”, disse.

Em 08 de maio de 1843, Bárbara Maix fundou a congregação em Viena, na Áustria e, no mesmo dia, em 1849, no Brasil. Atualmente, se fazem presentes na África, no Haiti, na Itália, na Venezuela, no Paraguai e na Argentina e atuam na missão do anúncio do Evangelho e promoção da luta pela vida e dignidade aos mais pobres.

Por Nathan Nascimento, Pastoral da Comunicação da Paróquia São Raimundo Nonato.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *