Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

Campanha Faça Bonito acontece em Manaus com a participação da Rede Um Grito Pela Vida

O Projeto “Cultura da Paz e Território que Protege” é um projeto da Secretaria de Saúde (SEMSA) e este ano traz a Campanha Nacional Faça Bonito como uma de suas ações, que acontece dia 10 de maio, das 8h30 às 12h, no Centro de Convivência Magdalena Arce Daou. O evento conta com a participação da Pastoral da Criança, da Pastoral do Menor e da Rede Um Grito Pela Vida.

A leiga Sandra Loyo, da Rede Um Grito pela Vida, representará a Igreja Católica e falará sobre abuso, exploração sexual, o tráfico de pessoas e os cuidados com a criança e o adolescente para que não caiam em armadilhas que os façam vítimas.

Sobre o Faça Bonito

A Campanha Faça Bonito, é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes. Anualmente a Campanha tem um dia nacional de mobilização, o dia 18 de Maio, data escolhida porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.

A Semsa participa como órgão apoiador da programação, coordenada pelo Comitê Estadual de Enfrentamento a Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes do Amazonas (CEVSCA-AM) e, ainda, integra o Comitê que reúne representantes de órgãos governamentais das áreas de saúde, segurança pública, educação e outros setores, governamentais e não governamentais, com objetivo de avaliar, acompanhar e subsidiar a execução do Plano Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual Infanto-juvenil (PNEVS).

O Projeto “A Cultura da Paz e o Território que Protege” visa aprimorar as ações intersetoriais do município de Manaus, promovendo a Cultura da Paz para reduzir a exposição à violência infantil e ampliar os potencias de pleno desenvolvimento na primeira infância. O projeto piloto ocorrerá em dois bairros de Manaus: na Compensa e no Mauazinho (Distrito Oeste e Leste), onde haverá treinamento sobre o crescimento e desenvolvimento na primeira infância, a promoção da Cultura da Paz e orientações sobre violências, sobretudo, violência sexual para reconhecimento de casos suspeitos, condutas, encaminhamentos e fluxos.

 

 



Por: Ana Paula Gioia Lourenço

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *