PROFECIA: Mudança de comportamento por causa da crise ambiental – Edição 163

Constata-se que a exploração sem limites do meio ambiente tem provocado uma grave crise ambiental planetária. A crise está tendo consequências que podem comprometer as presentes e as futuras gerações. Envolvido neste processo de destruição da natureza está o seu principal ator, o ser humano, capaz de construir coisas bonitas, mas também pode ser responsabilizado pela exploração e morte do próprio habitat.

Basta pensar nos quilos de lixos produzidos pelas famílias diariamente; indústrias que não têm projetos de reciclagem e se livram do lixo, jogando nos rios, terrenos baldios que acumulam lixos ou até mesmo deixados nas ruas das cidades que acabam dentro do esgoto. O mais grave é o lixo sólido e eletrônico quando descartado aleatoriamente causando morte ao meio ambiente.

Observa-se que nas cidades e no interior as áreas verdes invadidas ou ocupadas por pessoas necessitadas de moradia ou pelas construções das indústrias, da habitação residencial planejada e pelo agronegócio são em geral destruídas. Assim também ocorre com os rios, igarapés e paranãs da Amazônia. Os megaprojetos governamentais com construções de grandes hidrelétricas têm trazido destruição da natureza e extermínio de culturas indígenas, caboclas e ribeirinha da Amazônia.

Os danos ambientais provocados pelo desenvolvimento econômico irracional predador têm sido maiores que os benefícios trazidos pelo advento da economia e as consequências podem ser vistas e sentidas pelas populações que não respiram mais um ar puro, que têm que pagar caro pela água para beber que já está escassa e poluída. O desmatamento e as queimadas também desequilibram o ecossistema, provocando grandes tempestades de chuvas ou estiagem longas.

Diante da grave crise ambiental que está comprometendo a qualidade de vida do planeta e de todas as pessoas que nele habitam, urge mudança de comportamento do ser humano para com a natureza. É urgente estabelecer um novo vínculo amoroso e harmonioso com a natureza. O Papa Francisco em sua Encíclica Laudato Si’, insiste para que as pessoas façam o exercício da Conversão Ecológica e compreendam que a natureza faz parte da vida de cada pessoa. Há uma verdadeira simbiose, ou, seja não se pode separar a pessoa da questão ambiental. Se ferir a natureza está agredindo o ser humano. A isso o Papa Francisco chama de Ecologia Integral, onde tudo está interligado na natureza. Então, sabe-se que não se pode mais viver ignorando a crise ambiental e que é preciso agir para garantir que as crianças possam desfrutar do planeta que os adultos vão cuidar para que não ocorra um ecocídio.

Pe. Geraldo Bendaham

Gostou? Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram

Comentários