Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

CAS promove formação sobre IVC para catequistas e demais agentes de pastoral

Nos dias 4 e 5 de maio, cerca de 200 catequistas e agentes pastorais vindos de vários setores da arquidiocese de Manaus, participaram do encontro de Formação Arquidiocesana de Catequese, promovido pela Catequese Arquidiocesana a Serviço (CAS). O evento, que contou com a presença do Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Manaus, Dom Sergio Castriani, foi realizado das 8h às 16h no auditório Mãe Paula, situado nas dependências do Cefam, tendo como formador o Pe. Abimar Moraes, que falou a respeito da Iniciação a Vida Cristã (IVC) baseado no DOC. 107 – Itinerário para formar discípulos e missionários.

Pe. Abimar é Dr. em Teologia Pastoral e Catequética pela Pontificia Università Salesiana (Roma), e é vigário paroquial na Paróquia Santa Rita no Rio de Janeiro, além de atuar como professor adjunto 2 da PUC-RJ e pesquisador na área de Teologia, com ênfase em Teologia Pastoral, Catequética e Sacramentologia. E foi assim, com toda essa experiência tanto como padre, quanto professor que Pe. Abimar, no decorrer de dois dias, passou um conteúdo de suma importância e complexidade, de maneira descontraída e bem extrovertida e, mesmo com o auditório lotado, a atenção era total, dificilmente se perdia o foco diante da metodologia adotada.

Segundo o padre, a IVC é uma realidade que move a ação pastoral de nossas comunidades no sentido de transformar todo o aprendizado em ações concretas. “É a primeira vez que venho à Manaus como assessor e está sendo uma experiência muito positiva poder conhecer um pouco melhor a realidade pastoral daqui, que é um retrato daquilo que a gente vem encontrando nas outras regiões do Brasil, ou seja, existe um interesse da parte do clero e maior ainda por parte do laicato, de compreender melhor esse projeto da CNBB de fazer com que as nossas comunidades sejam casas da IVC e nesse sentido a arquidiocese de Manaus está em sintonia com outras realidades brasileiras”, disse.

Mas, para que as comunidades possam vir se tornar “Casas da IVC”, é preciso antes entender qual é a proposta da IVC e esse é o objetivo do evento conforme explica Rosália Gaspar, coordenadora da CAS. “Aqui nós temos pessoas que já conhecem o processo da IVC e pessoas que só ouviram falar, então o objetivo é aprofundar e conhecer por meio de pistas de ações, para que se possa trabalhar este processo de forma conjunta, ou seja, uma tarefa da Igreja em si e não somente desta ou daquela pastoral”, comentou Rosália.

Pe. Abimar também explicou que, por ser um serviço no qual abrange e atinge os ciclos iniciais da vida humana, como batismo e catequese, tem por excelência papel fundamental na formação cristã/humana, e no processo de promoção do encontro com o ressuscitado, que visa a transformação pessoal e na vivência dos valores evangélicos por toda a vida. “Na IVC é muito importante a relação entre catequese, doutrina, ensinamento, estudo, reflexão e oração. É um caminho de interlocução e um processo de construção do saber, da verdade, da experiência de fé que é sempre feita em uma mão dupla de fala e escuta/escuta e fala, foi isso que tentamos ensinar nesse processo de evangelização que a IVC possui”, concluiu Pe. Abimar.

O evento encerrou com a missa às 15h do segundo dia, sendo presidida pelo próprio formador, que deixou todos com um gostinho de quero mais, pois foram dois dias que se passaram sem perceber. Ao final da celebração, Pe. Abimar recebeu algumas homenagens e presentes da equipe de coordenação e agradeceu o carinho e acolhida de todos realizando uma benção com envio de todos para a missão. “Agradeço a todos pelo carinho, gentileza, cuidado e que cada um de vocês possam transmitir o amor de Deus que precisa ser dito à muitas pessoas e muitos corações e de fato fazer acontecer, fazer ecoar o aprendizado nas nossas paróquias e atividades pastorais que vocês desempenham na Arquidiocese de Manaus”, finalizou.



Por: Érico Pena

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *