Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

PJ e CEBs Arquidiocesana promovem encontro de jovens no Setor Av. Brasil

O Setor Av. Brasil realizou na tarde deste sábado (4/5), na paróquia São Jorge, um encontro promovido pela Pastoral da Juventude (PJ) em parceria com as Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) Arquidiocesana, que contou com a participação de aproximadamente 150 jovens e uma programação que envolveu debates, oficinas, caminhada, show artístico e muita confraternização. O evento contou com a presença do Arcebispo Metropolitano de Manaus, Dom Sergio Castriani, além de alguns padres pertencentes às paróquias que compõem o setor e também de algumas lideranças de pastorais e grupos.

“Nós tínhamos um trabalho no calendário junto com a PJ do Setor Av. Brasil e as CEBs também tinham algo marcado com os jovens, então resolvemos fazer essa atividade em conjunto e está sendo muito positiva essa junção, já tivemos o primeiro momento da Ir. Odete falando sobre como funciona as CEBs, em seguida tivemos o Edney Manauara fazendo um bate-papo com os jovens sobre políticas públicas, na sequencia ainda teremos as oficinas, caminhada da juventude pelas ruas do bairro, lanche e o encerramento com show musical e apresentação de alguns trabalhos produzidos nas oficinas”, explicou Antônia Silva, da coordenação geral do encontro.

De acordo com Conceição Silva, coordenadora do Setor Av. Brasil, cerca de 20 pessoas estiveram envolvidas na coordenação, incluindo representantes da PJ, CEBs e coordenação setorial. “Nós queremos reunir toda a juventude e não só a PJ, no sentido de articular melhor essa pastoral que, das oito paróquias que compõem o setor, só existe mesmo em três. A maioria dos jovens aqui são do setor Av. Brasil, mas temos jovens de vários outros setores da Arquidiocese de Manaus e, como recolhemos os dados deles, a gente já vai entrar em contato com as paróquias para fazer essa articulação da PJ a nível de setor, pois a juventude é uma das prioridades da APA”, comentou Conceição.

E não há dúvida que o clima de confraternização era total, todos participativos tanto nas oficinas (artesanato, dança, capoeira, música, teatro, pintura corporal e sustentabilidade), que Dom Sergio fez questão de visitar cada sala, quanto na caminhada que teve quatro paradas temáticas (tráfico, drogas, bullying e suicídio) onde em cada uma era encenada uma mini-peça pela equipe de jovens do grupo de oração Rainha da Paz, da paróquia São Jorge, sob a coordenação de Camila Viana. Após a caminhada todos retornaram à paróquia onde puderam lanchar um delicioso cachorro quente e apreciar o show da Banda Aiaká, na sequencia foi realizado a apresentação das oficinas.



Por: Érico Pena

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *