Região Episcopal N. Sra. dos Remédios realiza encontrão para líderes da Pastoral da Criança no Pró-Menor Dom Bosco

A Região Episcopal Nossa Senhora dos Remédios, realizou no decorrer deste domingo (28/4), um encontrão com os líderes da pastoral da criança, contando com a presença de mais de 160 representantes de todos os setores que compõe a região que se reuniram no auditório do Pró-Menor Dom Bosco, situado no bairro do Alvorada 2. O evento teve como tema “A Vocação do líder da Pastoral da Criança”, tendo como formadores o padre Kleython Cabral, vigário paroquial da paróquia Santa Teresinha e com Marly Paixão, psicóloga e catequista.

A programação começou a partir das 7h com a acolhida e cadastro dos participantes. Às 8h em ponto houve uma oração coletiva e em seguida o café compartilhado. Após esse momento foi realizado um momento de animação na quadra, com o intuito de confraternizar e estreitar os laços entre os agentes do batismo de forma com que se conheçam um pouco mais. O momento finalizou com uma oração e todos se dirigiram para o auditório, onde Pe. Kleython deu inicio à formação com base no tema do encontro e totalmente embasada nas escrituras, tendo a passagem de Gn 12, um dos pilares a ser estudado.

“Utilizei uma dinâmica bíblica, onde trabalhamos a eleição e vocação de Abraão e depois estudamos Moises e, dentro desses dois exemplos de vocações, nós vamos perceber a ação e iniciativa de Deus, o que é muito importante dentro da Pastoral da Criança que lida com o princípio básico, que é a vida, ou seja, cuidar da criança de zero a seis anos, mas é preciso que o líder esteja verdadeiramente animado e alicerçado naquele chamado que Deus fez, por isso que a escolha dessas duas vocações foi interessante para a gente poder ajudar eles perceberem que, não contam apenas só com as iniciativas humanas, mas também com o chamado de Deus na vida deles”, disse Pe. Kleython.

Segundo Zulmira Leite, uma das organizadoras do evento, foi uma equipe de 20 pessoas que se organizaram durante três meses para que tudo ocorresse da melhor forma possível e pudesse atingir o objetivo de animar e confirmar cada líder na sua vocação, atendendo o chamado de Deus. “Esse encontro tem o objetivo de despertar essa vocação do líder em cada agente, para que possa ter um bom empenho nas comunidades e no trabalho exercido”, explicou Mira, como é mais conhecida.

Pela parte da tarde, após o almoço, foi a vez da formação da psicóloga Marly, que abordou (Ex 17, 5 – 15) mostrando que assim como Moises venceu a batalha com a mão erguida, nós também podemos vencer nossas dificuldades. “A ideia é que possamos apoiar um ao outro e essa é a mensagem principal que queremos passar usando essa metodologia, nessa dinâmica que é voltada para a vocação comunitária, algo que a comunidade precisa abrir os olhos para perceber isso”, comentou Marly.

Para Lúcia Soares, coordenadora arquidiocesana da pastoral da criança, os agentes estão dando um retorno dentro das expectativas e, em todas as três regiões episcopais que ela visitou, o encontro esta sendo muito bem conduzido. “Percebo que esses encontros estão gerando momentos muito ricos e bonitos, ao mesmo tempo faz uma espécie de resgate da nossa missão em si, onde fazemos o acompanhamento das gestantes, das famílias e da missão em si, a gente percebe na expressão dos líderes, que todos estão muito contentes e satisfeitos”, disse Lúcia.

Fotos colaboração: Edson Maciel