Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

Pe. Alcimar toma posse como novo pároco da Paróquia São Pedro em petrópolis

Na noite deste sábado (27/4), o bispo auxiliar da Arquidiocese de Manaus, Dom Tadeu Canavarros, presidiu a solenidade de posse do novo pároco da Paróquia São Pedro Apóstolo – Setor Santa Rita de Cássia, Região Episcopal Nossa Senhora dos Navegantes, Pe. José Alcimar de Souza Araújo. Concelebraram os padres Ricardo Pontes, Alex Assunção, Bruno Bachi e Claudi Gonçalves, auxiliados pelos diáconos Ademar Vasques, Gilberto Saraiva e Afonso Brito.

A comunidade de São Pedro se fez presente em peso para acolher o novo padre, fruto do bairro onde morou durante vários anos e que agora retorna como pároco. Estiveram presentes também as comunidades da Paróquia Coração Imaculado de Maria, Paróquia São Raimundo, Área Missionária São Lucas e Paróquia São João Batista, situada no município de Iranduba, onde Pe. Alcimar atuou como pároco nos últimos cinco anos.

A celebração teve início com a procissão de entrada seguida das boas vindas do bispo e a leitura do decreto de posse e juramento de fidelidade realizado pelo Pe. Alcimar diante do bispo e da comunidade. Em seguida, Dom Tadeu fez a benção da água que foi aspergida na assembleia. O rito continuou com a entrega do evangelho ao novo pároco que realizou a proclamação do Evangelho e na sequência Dom Tadeu, nos falou na homilia que a ressurreição de Cristo é apenas um fato histórico, mas também psicológico e sociológico, e assim possamos crescer em nossa fé.

“A ressurreição de Cristo é um fato histórico e, ao longo desses oito dias, nós ouvimos aquilo que foi relatado no Evangelho pelas testemunhas que inúmeras vezes apareceu vivo para mais de 500 irmãos, mas é também um fato psicológico, pois todos nós sabemos o que é perder uma pessoa e assolados pela morte de Jesus, de repente se transformam em novos homens e mulheres, capazes de dar a vida pela ressurreição. Também é um fato sociológico, porque a partir a ressurreição, vimos a estruturação das primeiras comunidades que criam inúmeras nações de diversas etnias, línguas que vivem essa fé que nós abraçamos”, comentou Dom Tadeu.

Ao fim da homilia, a celebração continuou com a renovação das promessas sacerdotais, com o novo pároco sendo interrogado pelo bispo diante do público, após esse momento, foi realizada profissão de fé e, em seguida, Dom Tadeu realizou a entrega da chave da igreja, chave do sacrário e Estola Roxa para Confissão, declarando assim empossado e apto para desempenhar suas funções de pároco. Depois desse momento, Pe. Alcimar recebeu o abraço da paz do bispo e dos agentes de pastorais das comunidades em sinal de acolhida.

 



Por: Érico Pena

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *