Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

Cáritas realiza cerimônia de entrega de certificado de português básico para migrantes venezuelanos

A direção geral da Cáritas Arquidiocesana em parceria com a Faculdade Salesiana Dom Bosco (FSDB) e o Alto Comissariado das Nações Unidas (Acnur), realizaram na tarde desta segunda-feira (22/4), a Cerimônia de Entrega de Certificado dos Concluintes do Curso de Português Básico para Migrantes Venezuelanos realizado em 2018. O evento aconteceu às 15h no Centro de Formação da Arquidiocese de Manaus (Cefam) e contemplou cerca de 90 venezuelanos pertencentes à quatro turmas que, durante cerca de dois meses, tiveram aula três vezes por semana em quatro locais diferentes.

De acordo com Janaina Paiva, o curso faz parte do projeto “Resposta emergência – Atendimento à solicitação de refugio e refugiados venezuelanos em Manaus”, resultado de uma parceria entre a Cáritas, Acnur e Embaixada Francesa que visa facilitar a inserção no mercado de trabalho e na sociedade. “Quando eles tentam conseguir emprego, um dos grandes entraves é a dificuldade com a língua, a partir do momento que eles fazem um curso desse e começam a ter esse contato, já facilita a inserção para emprego e também na comunidade. Já abrimos duas novas turmas e as inscrições podem ser realizadas aqui mesmo na Cáritas”, comentou a coordenadora do projeto.

Segundo Dina Carmona, assistente de empregabilidade e renda da Cáritas, as turmas foram realizadas em quatro lugares diferentes, entre eles: Igreja dos Santos dos Últimos Dias, na Joaquim Nabuco; Igreja do Santo Antônio; Escola Superior de Advocacia (ESA) do Amazonas e Escola Vicente Teles, localizada na Constantino Nery. “Essa cerimônia contempla às quatro ultimas turmas do ano passado em parceria com a FSDB, o curso teve uma duração de aproximadamente dois meses, totalizando 100h/aula, dividido nos três turnos de onde formamos 90 pessoas”, explicou Dina.

A Comissão dos Direitos de Refugiados e Imigrantes (Codri), órgão ligado à OAB/AM, foi outra parceria que ajudou no desenvolvimento deste projeto. “A gente cedeu o espaço da ESA com toda a estrutura para eles poderem estudar, pois achamos extremamente importante existir esses laços entre a sociedade civil, entre os organismos internacionais, entre as ONGs, entre a igreja e agora a OAB também esta servindo como mais um braço para ajudar nessa busca por uma sociedade mais igualitária para esses refugiados que estão aqui em Manaus”, disse Raquely Portela, Presidente da Codri.

Próximo evento

“Esse curso que terminou e a diplomação que foi feita hoje, tem um significado enorme na vida dessas pessoas, porque resgata a possibilidade da cidadania no território brasileiro e da possibilidade de andarem com as próprias pernas. A gente pode constatar a alegria deles aqui hoje ao conseguir esse diploma que vai ajudar bastante, além de aumentar a autoestima de cada um. Nosso próximo evento é a missa de 57 anos da Cáritas Arquidiocesana, que será realizada no dia 1º de maio, às 10h na Igreja de São Sebastião, presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Manaus, Dom Sergio Castriani e todos estão convidados”, comentou o diácono Afonso Brito, Secretário Executivo da Cáritas.

Fotos: Arquivo Cáritas



Por: Érico Pena

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



One comment on “Cáritas realiza cerimônia de entrega de certificado de português básico para migrantes venezuelanos”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *