Fiéis se reúnem para participar da Celebração da Paixão do Senhor e Procissão do Senhor Morto

Na tarde desta sexta-feira (19/4) foi realizada a Procissão do Senhor Morto, como parte da programação da Semana Santa da Arquidiocese de Manaus. A procissão teve início no Santuário Nossa Senhora de Fátima, logo após o Ato Litúrgico da Paixão do Senhor, presidida pelo pároco Pe. Milton Both, concelebrada pelo Arcebispo Metropolitano de Manaus, Dom Sergio Castriani; pelo vigário paroquial, Pe. José Carlos; Pe. Willames Nascimento e Pe. Ivan costa, auxiliados pelo diácono Ruzeval Cardoso. Do santuário, a procissão se deslocou até a Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Conceição, onde cerca de aproximadamente 10 mil fiéis puderam fazer a Adoração de Cristo na Cruz.

Antes da procissão, porém, foi realizada a liturgia com ênfase principalmente na leitura do evangelho, tirado de João 18, 1-19, 42, que narra a Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo, onde os fiéis puderam acompanhar o grande momento de Jesus, quando Ele cumpriu o projeto do Pai e torna-se fonte de graça e salvação para a humanidade. Após esse momento, aconteceu a Adoração de Cristo na Cruz, onde com todo respeito e devoção, todos se aproximam em silêncio e um a um, em fila, beijam a cruz e fazem uma breve oração. Na sequência, todos se dirigiram ao lado de fora do Santuário de Fátima, assistiram um trecho da Paixão encenada pelo grupo de teatro e depois seguiram em peregrinação.

Vale a pena ressaltar que o grupo teatral Padre Cláudio Rossini, foi o mesmo que no período da manhã ficou responsável pela encenação da Via-Sacra, feita de maneira bem realista durante todo o percurso da Igreja da Matriz, até o Santuário de Fátima, com as devidas paradas para as estações. “O grupo é formado por 22 pessoas de todas as idades, sobretudo jovens, ensaiamos bastante para fazer uma apresentação emocionante onde possamos reproduzir os últimos passos de Jesus”, comentou Graça Gomes, coordenadora do grupo teatral.

Já durante a procissão, foi uma verdadeira demonstração de fé e devoção, onde os fiéis, durante um pouco mais de uma hora, aproveitaram a procissão para orar, cantar, meditar e é claro, pagar suas promessas, indo descalços ou de cadeira de rodas, e nem o sol forte espantou o povo de Deus, que demostrou mais uma vez que é um povo guerreiro, fiel à Palavra e principalmente que ainda tem muita fé em Cristo, na nossa Santa Igreja e no poder da oração. Os que não puderam participar, acompanharam toda a celebração pela transmissão realizada ou vivo e com exclusividade pela Rádio Rio Mar em 103,5MHz.

O trajeto percorreu a Av. Tarumã, entrando pela Visconde de Porto Alegre até a Av. Sete de Setembro, de onde os fiéis seguiram até chegar na Igreja da Matriz, um momento de muita reflexão e de emoção, principalmente quando a imagem do Senhor adentra a Catedral e é colocada no altar, onde é realizado o ofício da sepultura, um momento devocional popular em que os cristãos beijam a imagem do Senhor Morto.  “De manhã estava na Via-Sacra e fui levar Jesus, agora a tarde eu vim em procissão de Fátima trazendo o corpo de Jesus. Todo o ano eu venho, mas todo ano é uma emoção diferente porque o momento é diferente e único”, disse dona Haydee Petilo, da paróquia de São Sebastião.

Mas para aqueles que não seguiram em procissão, tiveram a oportunidade de participarem da celebração da Paixão realizada na própria Catedral, conduzida pelo pároco, Pe. Hudson, como por exemplo a dona Renata Menezes, que veio pela primeira vez atendendo um convite da mãe e agora pretende voltar sempre. “Minha mãe vem todo ano, essa é a primeira vez que eu venho, cheguei aqui as 15h30 com ela e achei tudo muito bonito e tocante, a igreja lotada, todos rezando, cantando e quando a imagem do Senhor morto chega e uma coisa indescritível. Agora pretendo vir todos os anos”, disse a católica que faz parte da paróquia São Jorge.