Porque o Domingo de Ramos marca o início da Semana Santa?

A igreja celebra no dia 14 de Abril a celebração do Domingo de Ramos.

O Domingo de Ramos marca o início da Semana Santa, e recorda a entrada de Jesus em Jerusalém montado em jumentinho, sendo aclamado por um povo simples que dizia “Hosana ao filho de Davi”.

Os ramos que simbolizam a vitória de Jesus são até hoje utilizados durante a procissão dos ramos, os fiéis erguem os ramos de palmeira em sinal de alegria pelo senhor que vem.

A Missa do Domingo de Ramos traz a narrativa de São Lucas sobre a Paixão d Senhor Jesus, sua angústia mortal no Horto das Oliveiras, o sangue vertido com o suor, o beijo traiçoeiro de Judas, a prisão, os maus-tratos causados pelas mãos dos soldados na casa de Anás, Caifás; seu julgamento iníquo diante de Pilatos, depois, diante de Herodes, sua condenação, o povo a vociferar “crucifica-O, crucifica-O”; as bofetadas, as humilhações, o caminho percorrido até o Calvário, a ajuda do Cirineu, o consolo das santas mulheres, o terrível madeiro da cruz, Seu diálogo com o bom ladrão, sua morte e sepultura.

Uma das tradições é levar os ramos para casa após a celebração.

Este é um dos tempos mais fortes da vida da igreja e todo católico deve participar.

Você encontra toda a programação da Semana Santa  da Catedral Metropolitana no site da Arquidiocese de Manaus.

Ouça a matéria na íntegra:

Rádio Rio Mar – Rafaella Moura