Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

Pastoral da Saúde promove a 1ª Semana da Saúde no bairro da Chapada

Com o objetivo promover a saúde e a qualidade de vida a comunidade carente da Paróquia Menino Jesus de Praga, situada no bairro da Chapada (Setor Parque Dez), a Pastoral da Saúde realizou no período de 3 a 9 de abril, a 1ª Semana da Saúde, na qual realizou-se diversos serviços de saúde e atendimento médico básico por meio de diversos profissionais, como: psicólogo, fisioterapeuta, serviço social, odontólogo, além dar dicas e orientações quanto a higiene pessoal e a melhor qualidade de vida, através de palestras de prevenção de doenças, atividade física e espiritual, como forma de aproximar a comunidade dos ensinamentos fraternos e vivencia dos valores cristãos.

De acordo com Rita Avelino, coordenadora da Pastoral da Saúde no Setor Parque Dez, a programação da Semana da Pastoral da Saúde, que se iniciou no dia 3, finalizando no dia 9 de abril, foi repleta de atividades voltada para envolver a comunidade (Igreja Menino Jesus, Medalha Milagrosa e Divina Misericórdia) e seus Núcleos Adjacentes, desenvolvida em várias etapas, como: orientação; divulgação; formação; visita aos enfermos, levando o evangelho e a Eucarístia aos doentes; atendimento comunitário e celebração eucarística.

“Esse evento da “Semana da Saúde”, é fruto da Assembleia Pastoral da Paróquia Menino Jesus de Praga, ocorrida em dezembro do ano passado, onde após a exposição das Metas e Desafios do Plano Arquidiocesano para o período 2019 a 2022, foi solicitada aos comunitários, a escolha de uma semana para se fazer conhecer e envolver a Comunidade com o objetivo e atividades de atuação de cada pastoral existente na Paróquia. Coube então a Pastoral da Saúde fixar esse período para realizá-la em parceria com as outras pastorais e assim, já trabalhar a pastoral de conjunto”, explicou Rita.

No dia 7 de abril, dia Mundial da Saúde, foi realizada uma linda homenagem à dona Maria Venâncio durante a celebração eucarística na Igreja do Menino Jesus de Praga, onde foi lido um breve histórico de sua vida e, entregue aos familiares, uma placa de agradecimento pelos seus mais de 30 anos de atuação e dedicação à Pastoral da Saúde. “Ela era ministra e agente da pastoral de saúde que faleceu no dia 18 de março de 2019. Ela  também atuava também como Benzedeira e Rezadeira, utilizando chás de plantas medicinais por ela cultivadas. E a placa oferecida “em memória” a ela foi uma oportunidade de valorizar o conhecimento, a sabedoria e a religiosidade popular ligada a medicina complementar”, disse Rita.

Na segunda, dia 8, das 14 às 18h, aconteceu no salão e na área externa da Igreja Menino Jesus, a 1ª. Ação de Saúde na Comunidade, onde estiveram presentes profissionais de saúde (médicos de várias especializações), enfermeiras, técnicos, para atendimento à Comunidade através de consultas, solicitação de exames, aferição de pressão, medição de glicose, pesagem, etc. contando com o apoio das equipes profissionais da saúde da SEMSA, FVS e Fundação Alfredo da Mata. “Esse projeto envolveu todas as pastorais, com visitas aos enfermos, palestras e formações, a pastoral da saúde fez bonito e abriu com chave de ouro pois a próxima será com a pastoral do dízimo”, comentou o pároco, Pe. Gilson Pinto.

 



Por: Érico Pena

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *