Neste ano a Campanha da Fraternidade traz como temática as Políticas Públicas, um dos problemas gritantes que assolam o nosso país é o direito a saúde pública.
O parágrafo quinquagésimo terceiro do texto base da Campanha da Fraternidade, afirma que a saúde pública, cuja abrangência supera quatro quintos de toda a população, destacam-se, com média anual, a realização de mais de 2,5 bilhões de procedimentos ambulatoriais, com 11 mil transplantes, 215 mil cirurgias cardíacas, 9 milhões de procedimentos de quimioterapia e radioterapia e 11,3 milhões de internações. Ademias do serviço de urgências realizado pelo SAMU, ressalta-se o programa saúde da família, entre outros.
A Pastoral da Saúde está inserida entre as mais de 40 pastorais existentes na Conferência Nacional do Bispos do Brasil, a CNBB. Em Manaus já existe há mais de 32 anos e sua missão é estar presente nos hospitais e comunidades levando orientações de prevenção e cuidado com a saúde, afirma a coordenadora arquidiocesana da Pastoral da Saúde, Nizia Sato.
São mais de 350 agentes capacitados na arquidiocese de Manaus que promovem ações, entre os hospitais visitados estão o 28 de Agosto, João Lúcio, Delphina Aziz, Francisca mendes, Beneficente Portuguesa e o Dr° Fajardo.
De acordo com o coordenador da Defensoria Especializada na Promoção de Direitos Relacionados à Saúde, Arlindo Gonçalves, o Sistema Único de Saúde – SUS, é um conjunto de serviços oferecidos a população brasileira e ele conta com alguns princípios básicos como o da universalidade que dá direito a todos, seja criança, adultos, estrangeiros, trabalhador de carteira assinada ou não.
O sistema único de saúde é financiado pela união, estado e município. Hoje o nosso orçamento gira em torno de 140 bilhões de reais.
Segundo o Defensor Arlindo Gonçalves as temidas filas do Sistema único de saúde são normais, o que não faz parte é uma fila sem critérios ao atendimento.
Este ano, a Campanha da Fraternidade (CF) da Igreja no Brasil vai tratar do tema: Fraternidade e Políticas Públicas inspirada pelo versículo bíblico: “Serás libertado pelo direito e pela justiça” (Is 1, 27). O objetivo desta campanha é “estimular a participação em políticas públicas, à luz da Palavra de Deus e da Doutrina Social da Igreja para fortalecer a cidadania e o bem comum, sinais da fraternidade”.
Ouça a matéria na íntegra:
Rádio Rio Mar – Rafaella Moura