Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

Diáconos permanentes realizam retiro mensal na Maromba com a presença de Dom Sergio

Aproximadamente de 35 diáconos permanentes e suas respectivas esposas, estiveram presentes neste domingo (7/4), de 8 às 13h, no Centro de Treinamento Maromba para participarem do encontro mensal que faz parte do processo de formação dos diáconos. O evento foi organizado pela Comissão Arquidiocesana dos Diáconos (CAD), visando o espírito de unidade, partilha, confraternização, crescimento e comunhão diaconal, não só entre os diáconos, como também entre as famílias e finalizou com a celebração eucarística presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Manaus, Dom Sergio Castriani e concelebrada pelo Pe. Fausto Beretta, diretor espiritual dos diáconos.

Segundo o diácono Francisco Pina, relações pública da CAD, o encontro é um momento muito especial, não apenas por contar com a presença de Dom Sergio, mas também pelo fato de celebrar a eleição do diácono Francisco Pontes (Chiquinho) como presidente da Comissão Nacional dos Diáconos (CND). “Estamos muito felizes de estarmos junto com nosso bispo, nosso pastor maior, nos conduzindo nesse momento de espiritualidade e presidindo a santa missa, outro motivo de comemorar esse encontro é saber que o nosso irmão, diácono Chiquinho, foi escolhido como presidente da CND, um motivo de orgulho e alegria, mostrando que o diaconato de Manaus esta caminhando com o serviço em prol do próximo”, comentou Pina.

Apesar de ser um encontro voltado para os diáconos, é essencial e necessária a presença da esposa junto a ele, pois formam o casal que vivem a beleza de terem não só o sacramento do matrimônio, mas também o da ordem. “Sabemos que vivemos a dupla sacramentalidade, mas quando tornamos diáconos somos orientados por nossos pastores, para onde caminharmos, ter a esposa ao lado, algo muito significativo e que torna a presença de um diácono muito importante para a paróquia, para o padre, para a comunidade e para a igreja de modo geral”, disse Pina.

 



Por: Érico Pena

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *