Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

Região Episcopal Nossa Senhora dos Remédios realiza encontrão para catequistas de crisma no Pró-Menor Dom Bosco

A Região Episcopal Nossa Senhora dos Remédios, realizou na manhã deste domingo (31/3), o encontro anual com os catequistas de crisma de todos os seis setores que compõe a região. O encontrão, que teve como tema “O Catequista de Crisma como protagonista da Animação Vocacional”, foi realizado pela Catequese Arquidiocesana a Serviço (CAS) e pela Pastoral Vocacional (PV) no auditório do Pró-Menor Dom Bosco, situado no bairro do Alvorada 2 e contou com a participação de mais de 200 catequistas e também de Monsenhor Sabino Andrade, vigário episcopal da região.

Assessorando o encontro estiveram a Ir. Cidinha Batista e a leiga Neila Picanço, da PV, com Rosália Gaspar da CAS, que juntamente com uma equipe de catequistas, conduziram todo o encontro desde a acolhida até a oração final. Dos cinco setores, apenas o setor Rio Negro não esteve presente, os outros todos enviaram representantes e também ajudaram no encontro dividindo os afazeres como limpeza, lanche, acolhida, animação etc. A metodologia do encontro consistiu em partilha em pequenos grupos, sobre o tema e escuta das experiências e sugestões expostas ao grupão. Monsenhor Sabino também deu uma palavrinha falando a respeito da importância dos catequistas e conduziu a oração final, encerrando o encontro.

“É da catequese de crisma que sai uma boa parte dos agentes de pastoral que atual na arquidiocese, daí vem a importância de ser catequista e se capacitar cada vez mais para exercer esse serviço dentro da igreja. Parabéns pelo trabalho que vocês fazem, parabéns por estarem aqui. Procurem sempre fazer seu trabalho da melhor forma possível porque o trabalho que vocês fazem não é um trabalho qualquer, vocês são um ministério, vocês são pessoas especiais, são aqueles que fazem ecoar a Palavra de Deus, são aqueles que fazem transparecer a vida de Deus junto aos seus seguidores, por meio das nossas atitudes, do nosso testemunho de vida, sem dúvida é um honra e uma grande graça, por isso não fraquejem na fé e que Deus abençoe a todos”, disse Monsenhor.

Segundo Rosália Gaspar, Coordenadora da CAS o evento está sendo organizado desde janeiro com a coordenação da PV, de maneira definir como seria o encontro nas três regiões episcopais. Ao final do encontro, Rosália avaliou como positivo, pois surgiram muitas propostas de como se trabalhar melhor a catequese de crisma dentro dos setores e paróquias, a ideia agora é criar um subsídio para direcionar a melhor forma de trabalhar visando a necessidade de trabalhar a vocação do jovem, sobretudo a vocação sacerdotal.

“Pela primeira vez vamos fazer esse encontro dividido nas três regiões episcopais de forma que cada uma seja atendida pelo seu respectivo vigário. Os setores corresponderam bem e os representantes compareceram e participaram da nossa dinâmica, baseada na metodologia de subdivisão em pequenos grupos, onde cada um debateu e trouxe a frente alguns clamores baseado naquilo que eles discutiram em cima das perguntas estabelecidas em cima do tema do encontro. Em cima do que foi exposto, vimos que ficou claro, a necessidade de trabalhar o tema vocação dentro da pastoral, inclusive entre os próprios catequistas”, disse Rosália.



Por: Érico Pena

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *