Na manhã do dia 30 de março aconteceu, no auditório do Centro de Formação Amadeu Caroni, pertencente ao Santuário São José – Centro, um encontro de espiritualidade para os ministros extraordinários da sagrada comunhão (MESC) do Setor Centro Histórico, assessorado pelo Monsenhor José Carlos Sabino, que falou aos presentes sobre a vocação para o serviço, em especial no ministério da Sagrada Comunhão; a importância da oração, da conversão pessoal, da confissão, da vivência em comunidade e da formação permanente; e apresentou diversas orientações sobre o cuidado que se deve ter ao distribuir a comunhão seja na visita aos doentes, seja durante a celebração eucarística.
Para o vigário episcopal da Região Nossa Senhora dos Remédios, Monsenhor Sabino, é extremamente importante reunir para refletir questões inerentes ao serviço e exercício do Ministério Extraordinário da Sagrada Comunhão. “A comunhão é algo de mais caro que temos na religião católica e saber lidar com a Eucaristia é essencial e a gente não pode abrir mão disso. Assim como todos os encontros que visa a formação de nossos leigos é sempre muito importante. Estar aqui presente e dar essa apoio que é tão necessário e formação nunca é demais para qualquer pessoa que está aqui na igreja. A gente tem que conhecer e ter trato para lidar com as coisas sagradas”, afirmou o Monsenhor Sabino.
Socorro Lira, coordenadora do MESC do Setor Centro Histórico, destacou a importância em se realizar encontros de formação e espiritualidade que permitem uma reflexão a cerca do serviço e agregar o conhecimento a respeito do trabalho realizado. “Monsenhor Sabino em sua fala afirmou que não podemos falar daquilo que não conhecemos. O que ele trouxe hoje nos provocou a refletir sobre aquilo que estamos fazendo. Eu tenho certeza que cada ministro que esteve aqui hoje vai fazer uma reflexão, pensar como está exercendo o seu ministério. A maneira como ele colocou suas palavras foi muito bom e foi bem dentro de nossa realidade, daquilo do que vivemos dentro do nosso ministério e tenho certeza de que isso vai florescer. Certamente essas formações são essenciais para agregar conhecimento e reforçar o que pensamos já saber. Se Deus quiser vamos continuar a promover encontros como esse como nossos amigos/irmãos do Setor Centro Histórico”, afirmou Socorro
Fotos: Francisco Alves