Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

Palestra sobre produção textual auxilia a comunicação realizada por agentes de Pascom

“Comunicação e produção textual em tempos digitais” foi a temática da terceira edição do evento Di@logando, promovido pela Pastoral da Comunicação (Pascom) Arquidiocesana na noite do dia 29 de março de 2019, no auditório da Fundação Rio Mar, sob a assessoria da professora Maria Perpétua Pereira, graduada em Letras/Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Acre (1994) e revisora de textos técnico-científicos há mais de 19 anos.

Diversas peças de comunicação são produzidas diariamente para divulgar as atividades realizadas na Arquidiocese, e todas elas contribuem para a formação da imagem da Igreja junto aos fiéis e à sociedade em geral. E para isso, o uso adequado da língua portuguesa é essencial.

Durante o evento foram apresentadas dicas valiosas sobre o processo de comunicação, os tipos de linguagem e o que é permitido ou não para uma produção textual eficaz. Também houve análise de peças divulgadas nas redes sociais das paróquias, áreas missionárias, pastorais e movimentos, identificando pontos que precisam ser melhorados na hora de produzir conteúdo escrito.

Segundo a coordenadora arquidiocesana da Pascom, Adriana Ribeiro, é preciso ter zelo com as coisas da igreja, seja com os paramentos litúrgicos, seja com sua organização, seja com as peças de comunicação produzidas para divulgar suas atividades.

De acordo com a palestrante Maria Perpétua, o hábito de ler é muito importante para que se faça uma boa escrita e também há alguns aliados para auxiliar nesse processo. “Para sermos capazes de transferir de maneira adequada ideias e argumentos para o papel, por meio da escrita, o hábito de ler é imprescindível. Aliado a isso, é necessário consultar continuamente dicionários, gramáticas e o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, para procurar compreender suas recomendações. Afinal de contas, produzir um texto coerente, coeso e, sobretudo, de leitura agradável exige esforço e dedicação”, afirmou a assessora do encontro.

Por Ana Paula Lourenço e Adriana Ribeiro

Fotos colaboração: Érico Pena



Por: Ana Paula Gioia Lourenço

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *