Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

Você sabe porque o glória e o Aleluia são omitidos na quaresma?

São exatamente 40 dias em que o glória e o aleluia são omitidos nas missas. Mas porque?

O hino do glória é um hino de celebração, de alegria e de muita festa pela vinda do Senhor que vem na Eucaristia. Durante a quaresma é necessário que esta alegria seja contida para a Ressureição do Senhor. Durante a quaresma somos convidados a despojar dos nossos prazeres, das nossas mordomias e vivermos de acordo com este tempo em que Jesus passou no deserto.

É uma época em que o povo de Deus estava no exílio, esperando o Messias vir e salvá-los. É uma época semelhante em expectativa ao Advento, mas em vez de esperar o nascimento de Cristo do ventre de Maria, o povo cristão espera o segundo “nascimento” de Cristo a partir do sepulcro. É um tempo de agonia e purificação.

Da mesma forma, a palavra “aleluia” está enraizada em uma expressão hebraica que significa “louvai ao Senhor” e, por isso, o Aleluia é omitido durante a Quaresma, afirma a Ir. Cidinha Batista das Irmãs Discípulas do Divino Mestre.

Todo tempo litúrgico tem cantos próprios e é preciso saber escolhê-los bem.

O foco na Quaresma é termos a prática da oração, do jejum e da esmola, para assim nos prepararmos para a ressurreição de Cristo que celebramos, e para o nosso renascimento no espírito.

Ouça a matéria na íntegra:

 

Rádio Rio Mar – Rafaella Moura

 



Por: Rafaella Moura



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *