Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

SAL realiza encontro para coordenadores de liturgia da Arquidiocese de Manaus

“Liturgia:  Realização, avanços, retrocessos e desafios das Origens ao Sínodo para Amazônia” foi o tema do 8. Encontro Arquidiocesano da Liturgia promovido pelo Serviço de Animação Litúrgica (SAL) na manhã do dia 16 de março, no Auditório Mãe Paula, do Centro de Formação da Arquidiocese de Manaus, situado do Centro de Manaus. O evento reuniu cerca de de 250 coordenadores de Pastoral Litúrgica dos setores, paróquias, áreas missionárias e comunidades da Arquidiocese de Manaus, tendo como objetivo buscar fazer uma caminhada Arquidiocesana com as coordenações da liturgia para pensar, refletir e estudar a liturgia sempre em comunhão com a igreja.
O encontro iniciou com uma fala da assessora da equipe do SAL, a Irmã Marinez Cantelli, sobre a caminhada da Igreja, desde o início passando por todo o tempo até chegar ao Concílio Vaticano II, destacando conquistas, perdas e desafios. “A gente quis provocar inquietação sobre como ser igreja hoje, com fidelidade ao projeto de Deus”, afirmou irmã Marinez.

Em seguida, a leiga e membro do SAL, Conceição Leão,  fez apontamento sobre o reflexo do Concílio Vaticano II no Brasil e na América Latina. Em sua fala destacou a importância da catequese, da iniciação à vida cristã para poder viver bem a liturgia  e a necessidade de todos os membros da liturgia estarem em constante busca por conhecer os documentos da igreja para estar em comunhão e conhecer toda a riqueza litúrgica que ela tem.

O bispo auxiliar de Manaus, Dom José Albuquerque também proferiu umas palavras sobre a liturgia e o Sínodo da Amazônia, destacando a preocupação atual da Igreja, como o Papa Francisco vê a Amazônia, enquanto Igreja, sendo este um grande evento que “é da Igreja para a Igreja”, e tem colocado a região no centro das discussões, levantando a proposta de preservar e bem conviver com a natureza, com a casa comum, diante de muita riqueza já colocada na Encíclica Laudato Si.

Em breve mais detalhes sobre o evento.
Confira o registro fotográfico do encontro.


Por: Ana Paula Gioia Lourenço

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *