Pascom Arquidiocesana promove Di@logando sobre Produção Textual em março

Com o objetivo de estimular continuamente o diálogo e a reflexão sobre temas relacionados à comunicação, a equipe arquidiocesana da Pastoral da Comunicação (PasCom), criou o Di@logando – voltado para os agentes pastorais que atuam na PasCom e aos demais interessados.

O próximo Di@logando está marcado para ocorrer no dia 29 de março, sexta-feira, das 18h30 às 21h30, no auditório da Rádio Rio Mar, onde falaremos sobre Comunicação & Produção Textual em Tempos Digitais, com o auxílio da professora Maria Perpétua Pereira, graduada em Letras/Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Acre (1994); revisora de textos técnico-científicos há mais de 19 anos; professora desde 2005 no município de Manaus, AM.

Em 2018 foram realizadas duas edições do evento: Marketing & Comunicação na Igreja, com o Pe. Tom Viana, no dia 4 de setembro;  e Comunicação & Cultura de Paz, com a educadora Maria Helena Marques, no dia 5 de outubro.    A cada edição, um tema é colocado em pauta por meio de uma breve palestra mesclada com bate-papo e troca de experiências, numa linguagem de fácil compreensão.

Em nossa Igreja são produzidas diversas peças de comunicação impressas e/ou eletrônicas, em diversos tamanhos e formatos (faixas, cartazes, cartões, pôsteres, banneres, entre outros), para divulgar as atividades em murais ou boletins publicados pelas paróquias, áreas missionárias, pastorais e movimentos em redes sociais, em aplicativos de telefone como o Whatsapp, além de sites e blogs.

Além dessas peças, nas comunidades também são produzidas folhas de cânticos, avisos, materiais de estudo das diversas pastorais, cartas, comunicados, atas, relatórios e textos para várias finalidades. Todas as formas de divulgação utilizadas pela Igreja contribuem para a formação da sua imagem junto aos seus fieis e à sociedade em geral. E para isso, o uso adequado da língua portuguesa é essencial.

Durante o evento vamos analisar algumas peças de divulgação que as paróquias e pastorais utilizam, procurando identificar os principais erros de escrita, orientar sobre como corrigi-los, mostrar que nem tudo é permitido na divulgação – mesmo que esteja na moda do “internetês”. O que pode e o que não pode? O que é permitido e o que deve ser evitado na hora de produzir conteúdo escrito?
Para 2019, temos 4 edições previstas do Di@logando: 29 de março, 26 de julho, 27 de setembro e 6 de dezembro.

Para inscrição, preencha o formulário no link https://goo.gl/forms/I5uaTeAomvRtgKEC2

Adriana Ribeiro
Coordenadora da Pascom Arquidiocesana