Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

CRB organiza o primeiro Encontro da Vida Religiosa Consagrada de Manaus

Aconteceu, na manhã do dia 09 de março de 2019, no auditório do Centro de Formação da Arquidiocese de Manaus (CEFAM), o primeiro Encontro da Vida Religiosa Consagrada de Manaus. O objetivo desse evento foi proporcionar aos diversos Carismas presentes na missão da Igreja em Manaus um espaço de comunhão, formação, vivência da “Cultura do Encontro” e acolhida dos novos Religiosas e Religiosas recém-chegados para contribuir na missão da Arquidiocese.

O Encontro começou com um delicioso café partilhado pelos participantes.  Em seguida, oração conduzida pela Irmã Maria Paula, da Congregação das Irmãs da Sagrada Família de Spoleto e pelo casal Emerson e Conceição, da Área Missionaria Família de Nazaré, proporcionou ao grupo a um profundo momento de interiorização e comunhão dos Carismas.  Na dinâmica de apresentação, ficou clara a pluralidade cultural presente nas Congregações Religiosas, com missionários e missionárias das diversas Regiões do Brasil e vários países do globo.

A acolhida dos/as novos/as missionários/as foi um ponto de destaque do encontro, pois foram recebidos com um abraço fraterno e sororal daqueles/as que já estão em missão nas terras amazonenses. Dando prosseguimento ao encontro, a Irmã Elsie A. Vinhote, coordenadora da Regional-Manaus (corresponde aos Estados do Amazonas e Roraima) da Conferencia dos/as Religiosos/as do Brasil (CRB) deu as boas-vindas aos Consagrados/as, apresentou-lhes os demais membros da Coordenação que, ao se apresentarem, partilharam como funcionam os diversos serviços empenhados pela Regional e convidou as congregações a uma maior participação e envolvimento nos grupos que realizam tais serviços. Irmã Elsie ainda lembrou que acontecerá 10 a 14 de julho de 2019, em Brasília, a XXV Assembleia Geral Eletiva da CRB Nacional.  

Outro momento marcante do Encontro foi a apresentação da Campanha União Pela Vida – “Elas pintam sonhos para a realidade florescer” que tem por objetivo o enfrentamento ao ciclo de violência contra a mulher. A exposição do tema foi realizada pelo jovem Filipe Fialho, Secretário da Pastoral da Juventude do Regional Norte 1. Ele pediu aos Religiosos/as que se aproximem dos jovens e dediquem tempo ao seu acompanhamento.

O Encontro contou com a presença de Dom José e Dom Tadeu, Bispos Auxiliares da Arquidiocese de Manaus. Dom José agradeceu todos/as pela presença na Arquidiocese e os convidou para se envolverem na Ação Evangelizadora “Cada Comunidade uma Nova Vocação” assumida na Assembleia Pastoral Arquidiocesana, ocorrida em 2018. Já Dom Tadeu, Bispo Referencial para a Vida Religiosa na Arquidiocese, depois de acolher o grupo lembrou do Sínodo Especial para a Pan-Amazônia e ressaltou a importância da Vida Religiosa Consagrada na vida da Igreja de Manaus. “A realidade do chão onde está nossa Igreja é marcada pela diversidade:  diversidade da população, diversidade das forças eclesiais e biodiversidade! O rosto da Igreja é formado a partir deste mosaico tão rico e desafiador! Neste desafio, está a tarefa da comunhão eclesial e a tarefa do cuidado com a casa comum. A responsabilidade pelo meio ambiente é decorrência natural da fé cristã num Deus Uno e Trino, e não algo opcional. Pensando nisso, o Sínodo para a Amazônia lança duas perspectivas: a primeira propõe novos caminhos para a Igreja, e a segunda, uma ecologia integral.” 

O Encontro contou com a participação de 74 Religiosas e Religiosos de 28 Congregações. Para a Irmã Débora B. de Paula da Congregação das Irmãs da Imaculada Conceição da Mãe de Deus (SMIC), “o Encontro foi enriquecedor por oferecer espaço de acolhida, cultivo de amizade e vivência fraterna entre os participantes. Sentir que podemos contar uns com os outros em nossa missão, que é, ser sinal do amor de Deus neste chão”. Para a Irmã Vera Lúcia, da Congregação das Irmãs da Imaculada Conceição (Irmãs Azuis) e membra da coordenação colegiada do Núcleo de Manaus da CRB, “o Encontro foi muito significativo, pois é muito bom ver tantos/as Religiosos/as empolgados/as e apaixonados/as pela missão nessas terras amazônicas. Encontros como este, realmente nos anima em saber que sempre o Senhor vai acendendo luzes e nos questionando em nossa missão de estarmos sempre a disposição para colocar nossa Vida Religiosa em permanente estado de saída”.

Repletos de alegria, contagiados pela sinergia e harmonia de poder nos encontrarmos nos despedimos com uma bela poesia declamada pela Irmã Genalda C. Silva da Congregação de Santa Terezinha. Enviados pelo Criador, retornamos aos nossos espaços de missão, na certeza que “Deus é conosco” e seu Espirito age em nós para tornar visível seu amor.

Informações e fotos: Irmão Ronilton Neves Santos, fms

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *