Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

Monsenhor Sabino Andrade realiza visita pastoral na paróquia N. S. Auxiliadora

Entre os dias 24/2 e 3/3 a paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, situada no bairro do Alvorada 1, Setor Alvorada, pertencente à Região Episcopal Nossa Senhora dos Remédios da Arquidiocese de Manaus, recebeu a visita pastoral do Vigário Episcopal Monsenhor Sabino Andrade, que no decorrer de uma semana, pode conhecer de perto a realidade de cada comunidade, junto aos seus agentes de pastoral, grupos, movimentos e demais forças vivas que compõem a paróquia. Foram dias muito intensos de atividades que já começou desde a acolhida, com uma pequena carreata da entrada do bairro, até  a Igreja de Nossa Senhora Auxiliadora, logo em seguida se deu início a Celebração Eucarística sendo presidida pelo Monsenhor Sabino e concelebrada pelo Padre Wolney Mourão e padre Sebastião Maia, ao término da missa os clérigos se dirigiram para a Comunidade São João Bosco onde celebram a missa dominical e após o encerramento tomaram café da manhã.

Pela parte da tarde, Monsenhor Sabino se encontrou com os agentes de pastorais e movimentos no teatro do auditório da igreja Nossa Senhora Auxiliadora e às 17h30 celebraram outra missa na comunidade matriz, ao final da celebração, foi encenada uma pequena dramatização realizada pela pastoral da juventude e, logo em seguida, aconteceu o jantar com os coordenadores de pastorais e movimentos. Vale ressaltar que  a presença do pároco Pe. Wolney Mourão, do Pe. Sebastião Maia e do Coordenador Paroquial, Sr. Marilzo Reis foram constante em todas as atividades do domingo bem como os coordenadores das cinco comunidades.

“Foram dias muito ricos, espiritualmente falando, com momentos de encontros, de conversas, de celebrações, de visitas aos doentes, de reuniões, enfim, dias intensos vividos ricamente no meio do povo. Creio que pude dar minha contribuição, no sentido de ouvir, orientar, conversar e confirmar os irmãos na fé. Sinto que os vários agentes de pastorais estão muito mais animados agora e espero que possam tocar seus trabalhos com aquele olhar missionário e com a responsabilidade que cada evangelizador deve ter”, comentou Monsenhor Sabino.

A Programação

Após a acolhida do domingo, no segundo dia da visita, o Monsenhor Sabino, visitou a Escola Madre Maria Mazzarello, local que nasceu de um trabalho realizado pelas irmãs da comunidade Santa Terezinha em 1969, trabalho esse de Evangelização com aulas de higiene, Artes Domésticas e Formação Humana religiosa, na antiga cidade das palhas (hoje Alvorada 1), atualmente funciona como uma escola de ensino fundamental nos turnos matutino e vespertino, que foram visitados pelo Monsenhor Sabino, o mesmo iniciou sua visita  com a Santa Missa às 6h30 da manhã, depois tomou café com as irmãs, conversou com os alunos e também com os Educadores Salesianos da Escola Madre Maria Mazzarello.

O terceiro dia da visita foi realizado na Comunidade São Mateus e  iniciou com um café da manhã com alguns agentes de pastorais e movimentos, antes de começar as visitas, houve uma breve conversa com pequenas orientações dada pelo Monsenhor em seguida foi realizada a oração e ao final da mesma  seguiram para as visitas aos enfermos e doentes, a cada visita teve uma pequena catequese como orientação, após essa primeira parte da visita uma parada para o almoço, e às 15 horas se iniciou a segunda parte das visitas, entre as visitas realizadas teve a da senhora Luiza de 94 anos uma das fundadoras da Comunidade São Mateus, e da senhora Maria Carla de 64 anos que foi catequista da comunidade Auxiliadora. A noite encerrou com a Celebração Eucarística presidida pelo Monsenhor Sabino e concelebrada pelo Padre Wolney Mourão e pelo Padre Sebastião. Ao final da celebração final teve um jantar com a presença de todos os seus agentes de pastorais com o monsenhor e os padres Wolney e Sebastião.

O quarto dia da visita se iniciou com um café da manhã com alguns agentes de pastorais e movimentos da Comunidade São João Bosco, após o café seguiram para as visitas aos enfermos e doentes, retornando para o almoço tendo a presença de alguns agentes de pastorais retornando às 15 horas para mais visitas e a noite encerrou com a Celebração Eucarística a qual foi presidida pelo Monsenhor Sabino e concelebrada pelo padre Wolney Mourão, ao final da celebração teve um jantar com todos os seus agentes de pastorais, alguns comunitários, o Monsenhor e o padre Wolney .

Em seu quinto dia da visita Episcopal à Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, Monsenhor Sabino esteve na Comunidade Santo Antônio,  onde iniciou as visitas com um café da manhã junto aos agentes de pastorais e movimentos, após o café seguiram para as visitas aos enfermos e doentes, retornando para o almoço tendo a presença de alguns agentes de pastorais, logo em seguida pequeno descanso e retornando às 15h para mais visitas e a noite encerrou com a Celebração Eucarística a qual foi presidida pelo Monsenhor Sabino e concelebrada pelo padre Sebastião, ao final da celebração teve um jantar com todos os seus agentes de pastorais, alguns comunitários, contando também com a presença de Pe. Wolney  e Pe. Sebastião.

No sexto dia, a Comunidade Mãe, Nossa Senhora Auxiliadora, teve a honra de receber Monsenhor Sabino com o tradicional café da manhã na presença  de agentes de pastoral e em especial pastoral da saúde e ministros extraordinário da sagrada comunhão, após seguiram para as visitas aos enfermos e doentes, às 12h, foi para um almoço com a família do padre Chicão, juntos com os padres Wolney e Sebastião e o coordenador da comunidade Nossa Senhora Auxiliadora. Após um pequeno descanso, retornou às 15 horas para mais visitas e a noite encerrou com a Celebração Eucarística da primeira sexta- feira do mês e, ao final, foi servido um jantar com todos os agentes de pastorais e movimentos.

No sábado, a visita foi realizada na Comunidade Nossa Senhora do Rosário,  iniciando com o café da manhã junto aos alguns agentes de pastorais e movimentos, após seguiram para a capela onde foi realizada uma breve orientação seguido de uma oração  e após o termino as visitas aos enfermos e doentes, retornaram para o almoço. Às 19h, foi realizada a Celebração Eucarística presidida pelo monsenhor Sabino, ao encerrar a missa teve um jantar para todos os presentes, contou também com a presença do padre Wolney Mourão , Monsenhor Sabino e as Irmã do Mazzarello.

A visita pastoral de Monsenhor Sabino encerrou na manhã deste domingo (3/3), com a Celebração Eucarística realizada na comunidade mãe Nossa Senhora Auxiliadora, às 7h presidida pelo próprio Monsenhor e concelebrada pelos padres Wolney Mourão e Sebastião Maia. Estiveram presentes na celebração, representantes das cinco comunidades que formam a Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, para agradecer pela visita do Monsenhor Sabino que teve inicio no  dia 24/02. Após a missa, foi realizado um café da manhã partilhado para todos e, logo em seguida, um encontro com os agentes de pastorais e movimentos no auditório da comunidade.

Informações e fotos: Anna Rita, Pascom N. S. Auxiliadora

 



Por: Érico Pena

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *