Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

Celebração Eucarística marca o encerramento da visita pastoral de Dom José na AMICOM

A Área Missionária Imaculado Coração de Maria (Amicom), localizada no bairro de Santa Etelvina – Setor Padre Ruggero Ruvoletto, Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida, realizou na noite deste domingo (3/3), a celebração eucarística que marcou o encerramento da visita pastoral do bispo auxiliar da Arquidiocese de Manaus, Dom José Albuquerque, que teve início no último dia 27/2. Dom José presidiu a santa missa ao lado do pároco, Pe. Alejandro Gollaz; do vigário paroquial. Pe. José Luiz e também contou com a presença do Pe. Antônio Strada, convidado vindo da prelazia de Itacoatiara.

“Foram dias muito bem vividos e planejados, onde aproveitamos o momento para visitar todas as sete comunidades que fazem parte da Amicom e conhecer um pouco de suas pastorais, seus grupos, seus projetos e diversas realidades envolvendo os jovens, a catequese, pastoral litúrgica, do dízimo e outros. Faz parte também da visita aos idosos e enfermos e o encontro com os conselhos das comunidades e com as equipes administrativas, e assim poder conversar sobre a situação financeira e sobre a questão da organização no atendimento às pessoas. Visitamos também o CAPS, a 26ª CICOM, a Rádio Comunitária e Escola Municipal Heliodoro Balbi. Tenho certeza que aqui na Amicom, eu aprendi muito mais do que orientei”, disse Dom José.

Para o pároco, Pe. Alejandro, a visita pastoral de Dom José foi motivo de muita alegria e só veio contribuir no sentido de dar orientações e unir as pastorais e comunidades. “Agradecemos muito a visita do nosso bispo e esperamos que nos próximos anos isso possa se repetir, para continuar a nos orientar, animar e unir nossas comunidades. Uma das características dessa visita foi a possibilidade de se visitar outras instituições do bairro de Santa Etelvina, no sentido de conhecer e fortalecer mais os laços de parceria na evangelização. A presença do bispo também foi muito importante em nosso retiro espiritual, cujo o tema foi “Vós sois o Sal da Terra e Luz do Mundo”, onde nos comunicou mais sobre o plano de evangelização e e como é importante ter uma espiritualidade bíblica para poder trabalhar melhor em nossa atividade pastoral”, disse Pe. Alejandro.

Com relação ao plano de evangelização, Dom José comentou a respeito da organização e do estudo que já esta sendo realizado. “Fico feliz em constatar que aqui o plano de evangelização já esta sendo estudado e adaptado à realidade da Amicom, louvo a Deus por saber que nossos agentes estão bem sintonizados com os desafios e propostas que a X-APA nos trouxe. Isso nos mostra que a Região Episcopal N.S. Aparecida é privilegiada porque nós temos áreas missionárias muito bem organizadas, valorizando a força dos leigos, com as pastorais atuantes e, principalmente com a presença dos padres que moram e servem a igreja neste lugar, que é marcado por tantos desafios, mas aqui vemos muita alegria em poder servir e procura ir ao encontro das pessoas mais fragilizadas”, comentou o bispo auxiliar.

Fotos colaboração: Dom José, Patrícia Cabral e Rafael Brito

   



Por: Érico Pena

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *