Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

Dom Sergio preside cerimônia de Ordenação Diaconal permanente de Manoel Amaral

A Área Missionária Nossa Senhora Aparecida (AMNSA), situada na estrada Manuel Urbano, em Cacau Pirêra, distrito do município de Iranduba, esteve em festa na manhã deste domingo (24/2), quando foi realizada a cerimônia de Ordenação Diaconal de Manoel Mateus Gomes Amaral, presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Manaus, Dom Sergio Castriani, concelebrada pelo pároco, Pe. Cândido Andrade e pelos padres visitantes, Pe. Fausto Beretta e Pe. Kleython Cabral, além de contar com a presença de diversos diáconos que vieram de Manaus prestigiar esse momento tão importante na vida do 56° diácono permanente da Arquidiocese de Manaus.

A celebração também contou com a presença de familiares e amigos do neo-diácono, além de fiéis vindos de outras paróquias da capital e dos agentes de pastorais que atuam nas diversas comunidades pertencentes à AMNSA, que vieram dar as boas vindas ao Diácono Amaral, como é mais conhecido. Antes do inicio da celebração, Pe. Cândido não escondia a alegria dessa tão aguardada celebração e leu um breve histórico da vida do amigo que nasceu em Santarém (PA) e, após uma vasta caminhada, seria finalmente ordenado diácono, tendo como Lema de Serviço: “Pela graça que me foi dada” (Rm 12, 3).

A solenidade teve inicio por volta das 10h. Após a procissão de entrada e as boas vindas do arcebispo, foi realizada pelos diáconos, a aspersão de água benta na igreja e na assembleia. Depois desse momento, a celebração seguiu normalmente e, logo após a proclamação do Evangelho, o Pe. Cândido apresentou o candidato à Dom Sergio para iniciar o rito de ordenação diaconal, que começa ao fim da homilia e é marcado pela prostração do candidato; oração consagratória de ordenação, realizada com a imposição de mãos do bispo; entrega das vestes diaconais, realizada pelos membros da família; entrega do livro do Evangelho; e a acolhida no presbitério, com o ósculo (abraço) da paz, gesto com o qual Dom Sergio, os demais padres e diáconos presentes acolheram o novo diácono.

           



Por: Érico Pena

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *