Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

Reunião mensal dos padres e diáconos marca início do novo Centro Arquidiocesano São José

Mais de cem padres e diáconos estiveram reunidos na manhã do dia 22 de fevereiro em reunião mensal realizada nas dependências do novo Centro Arquidiocesano São José, marcando o início das atividades no local que vai centralizar os principais organismos da Arquidiocese de Manaus a partir do mês de março deste ano. Um momento histórico para a Igreja pois este lugar já foi sede do Seminário Diocesano São José

O Centro, tão sonhado pelo Arcebispo Metropolitano, tornou-se realidade com a retomada do espaço de propriedade da igreja, mas que antes estava alugado para um faculdade particular. O espaço passa por reformas para abrigar os setores administrativos, gabinete dos bispos, coordenações arquidiocesanas das pastorais e Tribunal Eclesiástico, contando com amplo auditório, estacionamento e refeitório.

É um momento histórico pois no local, em junho de 1944, teve lançada a sua pedra fundamental e o primeiro pavilhão deste Seminário Diocesano recebeu o nome de Dom Basílio, tendo sido inaugurado em 20 de março de 1946, quando era dirigido pelo padre Estevão Dimitrovitsch. Antes disso, o terreno abrigada a antiga chácara Silvério Nery. Depois foi cedido para a Universidade do Amazonas por muitos anos, tornando-se sede de duas de suas unidades: o Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL) e depois a Faculdade   de Estudos Sociais (FES).

Em 2018 foi devolvido para a Arquidiocese de Manaus e a partir de março de 2019 centralizará os principais setores, pastorais e organismos Arquidiocesanos.

Segundo Dom José, bispo auxiliar de Manaus, se trata de um espaço muito amplo onde vai funcionar todo o administrativo e a vida pastoral da Arquidiocese.  “É como muita alegria que retomamos as atividades nesse prédio que  para nós é histórico pois aqui funcionou o seminário São José durante muito tempo. Desde o mês de julho do ano passado esse prédio está em reforma e hoje iniciamos nossas atividades com a primeira reunião do clero de 2019.  Dom Sergio Castriani, nosso Arcebispo, fez a bênção desse espaço e iniciou-se a reunião mensal do Clero que acontece toda última sexta-feira do mês, e antes acontecia no Centro de Formação Maromba, no bairro Chapada. O que funcionava no Cefam, na Joaquim Nabuco, vem pra cá. Toda a vida pastoral da Arquidiocese de Manaus vai acontecer aqui, especialmente as grandes programações, a nível arquidiocesano. Se Deus quiser, vai ser um lugar muito bonito e bem centralizado para atender melhor a demanda da Arquidiocese”, destacou Dom José.

 

 

 

Refeitório

Entrada do prédio administrativo, ainda em reforma

Novos padre atuando na Arquidiocese de Manaus

O auditório

Palestra sobre a Campanha da Fraternidade e o novo Plano de Evangelização com o padre Zenildo Lima

 



Por: Ana Paula Gioia Lourenço

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *