Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

Missa marca início das atividades de 2019 do Seminário Arquidiocesano São José

Na manhã deste sábado (16/2), o Arcebispo Metropolitano de Manaus, Dom Sergio Castriani, presidiu a celebração eucarística de abertura das atividades do Seminário Arquidiocesano São José. A solenidade ocorreu na capela do seminário São José, sendo concelebrada por Pe.Zenildo Lima, Reitor; Pe. Marciney Marques, Vice-Reitor e formador do curso de Teologia; também estiveram presentes o Pe Leonardo Santos, formador do curso de Filosofia; Pe. Rubson Balieiro, orientador espiritual; Pe. Marco Aurélio, ecônomo; e Pe. Humberto Vasconcelos, pároco da Área Missionária Santa Helena que, juntamente com Pe. Rubson fazem parte da equipe de formadores do Seminário Propedêutico Arquidiocesano Pe. Luiz Gonzaga Sousa, localizado no bairro de Novo Israel.

Durante a celebração foi dada as boas vindas aos seminaristas que retornam para mais um ano de estudo e, também foi realizado uma breve apresentação dos seminaristas, vindos das dioceses de Coari, Roraima, São Gabriel da Cachoeira; e das prelazias de Tefé e Itacoatiara, que receberam uma singela lembrança das mãos do Arcebispo e, antes do término, Pe. Humberto apresentou os dez novos seminaristas do propedêutico, que iniciaram oficialmente seus estudos nesta última sexta-feira, quando foi realizada a benção inaugural do seminário propedêutico por Dom Sergio. Desses dez seminaristas, dois pertencem à diocese de São Gabriel da Cachoeira, município de Barcelos.

Durante a homilia, Dom Sergio falou a respeito dos três pecados capitais da preguiça, da autocondenação e da fofoca e que são os principais pecados a serem evitados numa casa de formação. Depois salientou a responsabilidade que devemos ter em nossa caminhada e no serviço de amar ao próximo e finalizou comentando sobre como devemos compartilhar em comunidade. Antes do final, Pe. Zenildo saudou o retorno dos seminaristas e deu as boas vindas ao que estão chegando, salientando que “a razão de ser do seminário, são os seminaristas que todo ano se refaz com as novas pessoas que chegam”. Após a celebração, todos participaram de um café da manha de confraternização e puderam participar de uma manha esportiva de lazer entre eles.



Por: Érico Pena

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *