Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

Abertura e bênção marcam inauguração do Seminário Propedêutico Arquidiocesano Pe. Luiz Gonzaga Sousa

Na noite desta sexta-feira (15/02), foi realizada a abertura das atividades e a benção inaugural do Seminário Propedêutico Arquidiocesano Pe. Luiz Gonzaga Sousa, localizado à Rua Natal nº 1, bairro Novo Israel – Setor Padre Ruggero Ruvoletto. A bênção foi realizada pelo Arcebispo Metropolitano de Manaus, Dom Sergio Castriani e contou com a presença dos familiares e amigos dos dez novos seminaristas, além de padres, religiosos, religiosas e demais leigos que fazem parte da Arquidiocese de Manaus que foram prestigiar.

Entre os padres presentes, estavam os sacerdotes que farão parte da equipe de formação do Seminário Propedêutico no período de três anos, que são: Pe. Manoel Rubson Balieiro Vilhena, Diretor Espiritual; Pe. Humberto Vasconcelos de Souza, Coordenador da Vida Comunitária; e Pe. Carlos Eduardo Castro dos Santos, Supervisor Geral. “O Seminário é um local onde são lançadas as sementes e, para que haja um bom ano de formação, é necessária que haja uma boa equipe de formadores para a condução dos jovens, são nomes escolhidos dentro de um processo de reflexão e discernimento”, disse Pe. Zenildo Lima, Reitor do Seminário São José, que leu a Ata de Nomeação da Equipe de Formação.

Após esse momento, Pe. Zenildo, muito emocionado, disse algumas palavras em memória ao padre amigo e que agora estará dando nome ao seminário. Depois, dona Evalda, irmã do Pe. Sousa, leu um breve resumo da caminhada religiosa de seu querido irmão e, na sequência, os seminaristas que estavam na capela, foram convidados a se unir com os demais presentes e se apresentaram um por um, dos dez, dois são pertencentes à Diocese de São Gabriel, munícipio Barcelos.  Dom Sergio estava muito feliz e emocionado, fez um breve discurso falando sobre os principais pecados que devem ser evitados para que se possa ter um período de formação abençoado

 “A primeira casa de formação é Jesus e os Apóstolos, esse local onde se reuniam e Jesus rezava, curava, fazia seus milagres e instruía seus discípulos, a mensagem que a Palavra nos deixa hoje é não deixar se abater pelos pecados originais como a preguiça, a autocondenação e a fofoca, esses são os três pecados que devem ser evitados nessa casa de formação e assim Deus vai trabalhar em vocês e tudo será diferente. Parabéns a todos vocês pela coragem de dizer sim, sabemos que não é fácil tomar essa decisão, mas vocês são bem vindos aqui no coração da Arquidiocese”, disse o Arcebispo  e logo na sequência, foi realizada a benção do Seminário.

Mais sobre o Seminário

O Seminário Propedêutico está vinculado como Seminário Menor segundo o código de direito canônico 234. O Propedêutico é uma das etapas do processo formativo dos candidatos ao sacerdócio na Arquidiocese de Manaus e na Diocese de São Gabriel. Regido pelo Documento do Vaticano II, pelo código do Direito Canônico e pelos demais documentos emanados pela Santa Sé. O Propedêutico trata-se de um tempo de preparação humana, cristã, intelectual, espiritual para os candidatos do Seminário Maior, em vista de maior clareza no discernimento vocacional.



Por: Érico Pena

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *