Projeto de Instituição Católica é referência no trabalho com deficientes auditivos

O Instituto Filippo Smaldone é uma rede de ensino com mais de quatro escolas no Brasil, é coordenado pelas Irmãs Salesianas dos Sagrados Corações. Em Manaus, é coordenado pela Irmã Alessandra Farias da Silva e atende atualmente cerca de 342 alunos (da educação infantil ao nono ano), sendo 100 desses em tempo integral.

De acordo com a irmã o instituto oferece educação infantil, fundamental 1 e 2 e até o 9° ano. Além disso acolhe também alguns ouvintes, geralmente da família dos surdos. As salas dos surdos são separadas das dos ouvintes porque eles precisam de uma atenção especial em virtude da sua necessidade.

Mesmo estudando em salas separadas, em todas as atividades realizadas na escola os dois públicos participam juntos sem nenhum preconceito, aliás, os próprios surdos dão aula para os ouvintes em alguns projetos.

Entre esses projetos, destaca-se a Pastoral dos Surdos que, no IFS funciona com formações e conversas de acompanhamento para saber se estão passando por algum problema familiar ou no trabalho;

Segundo Francisca Farias, intérprete de Libras e educadora social do instituto, a escola é preparada para atender professores que ainda não interpretam fluentemente e os novos alunos.

O Instituto Filippo Smaldone (IFS), localizado na Av. Tókio, n° 100, bairro Planalto, para mais informações ligue no 99261-0064.

Mais detalhes no áudio abaixo:

 

Rádio Rio Mar – Rafaella Moura

 

Gostou? Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram

Comentários