Pe. Humberto Vasconcelos toma posse como novo pároco da Área Missionária Santa Helena

O Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Manaus, Dom José Albuquerque, presidiu na manhã deste domingo (10/02), a cerimônia de posse do padre Humberto Vasconcelos de Souza, que atuará como pároco da Área Missionária Santa Helena, bairro Novo Israel – Setor Pe. Ruggero Ruvoletto. A Santa Missa iniciou as 8h30 na Comunidade Sagrada Família, situada à Av. Arquiteto José Henrique, nº 29, Loteamento Rio Piorini – Bairro Terra Nova 3 e, mesmo com a manhã chuvosa, contou  com a presença de familiares e amigos provenientes das Áreas Missionárias São Lucas, São Francisco das Chagas e Santa Catarina de Sena e Paróquia São Pedro Apóstolo, em Manaquiri, além de vários padres convidados que concelebraram com Dom José, auxiliados pelos diáconos Francisco Alves e Afonso de Oliveira.

Nem mesmo a forte chuva que se desabou sobre toda a capital, evitou que povo participasse da celebração lotando a igreja com comunitários vindos de todas as 11 comunidades que vieram dar as boas vindas ao novo pároco. E, desde a procissão de entrada, já começou a acolhida com a entrada dos estandes e padroeiros das comunidades que compõem a Área Missionária. “Estamos muito felizes e isso é maravilhoso quando as comunidades conseguem trabalhar unidas em prol de uma celebração e ficamos feliz que, mesmo num dia chuvoso, o resultado foi além do esperado”, comentou Jeferson Paiva, da comunidade Nossa Senhora do Rosário.

Durante a homilia, Dom José lembrou da caminha e participação do o ex-pároco, Pe. Rubson, junto às comunidades e falou também da importância da acolhida e da amizade que a comunidade vai formar junto com o Pe. Humberto que, apesar de novo, já tem experiência no trabalho em algumas comunidades. “Vocês tem a possibilidade de conhecer um novo pároco, mas sem esquecer também do trabalho realizado anteriormente pelo Pe. Rubson junto a cada comunidade. Pe. Humberto, que tem um pouco mais de um ano de ordenado, mas já vem de uma experiência muito grande em algumas paróquias desde o tempo de diácono, ele que estava como pároco em Manaquiri e prontamente atendeu ao chamado para ser pároco aqui, pois ele é um pároco de vocação e missão”, disse Dom José.

Ao fim da homilia, a celebração continuou com a renovação das promessas sacerdotais, com o novo pároco sendo interrogado pelo bispo diante do público, após esse momento, foi realizada a leitura do decreto de nomeação e, em seguida, Dom José realizou a entrega da chave da igreja, chave do sacrário, instrumentos do batismo (Óleo dos Catecúmenos), Estola Roxa para Confissão e Óleo dos Enfermos declarando assim empossado e apto para desempenhar suas funções de pároco. Depois desse momento, Pe. Humberto recebeu o abraço da paz em sinal de acolhida dos padres presentes e dos agentes de pastorais das comunidades.

Matéria Completa em breve