Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

Dom Tadeu celebra o Rito de Dedicação do altar e unção da Nova Capela e Sacrário da Paróquia São Francisco das Chagas

O bispo auxiliar de Manaus, Dom Tadeu Canavarro, presidiu na noite desta quinta-feira (07/02), a celebração de Dedicação do Altar e a benção da Nova Capela e do Novo Sacrário da Paróquia São Francisco das Chagas, situada à Rua Felizmino Soares, s/n – Colônia Oliveira Machado. A solenidade teve início às 19h, concelebrando ao lado de Dom Tadeu, esteve o pároco, Pe. Geraldo Bendaham que, assim como a comunidade, estava muito contente com a presença do bispo abençoando mais uma etapa da restauração da igreja, que começou com a reforma do presbitério.

Após a procissão de entrada e a benção inicial de Dom Tadeu  para a assembleia, a primeira coisa que realizada foi a benção da água para aspergir sobre o povo, em sinal de penitência e lembrança do batismo, com Dom Tadeu percorrendo toda igreja e finalizando esse momento aspergindo sobre o altar. A prece de dedicação e unção do altar iniciou-se logo depois da liturgia da palavra, com as leituras do dia, do evangelho e homilia do bispo.

“O Altar é o centro das nossas celebrações. É o próprio Cristo Jesus, pois o altar significa Jesus, o sacerdote, a oferenda e o próprio altar. É o local onde Ele nos confia seu corpo e seu sangue, que renovamos todas as vezes na eucaristia e relembramos a Sua Paixão, o Seu Sacrifício, Morte e Ressurreição que se dá exatamente no Altar. Lugar onde o Senhor não só nos dá a sua vida, mas também perdoa os nossos pecados, ou seja, nos chama a viver na graça, na vida em Deus novamente. O altar é o que faz com que a igreja se torne esse espaço de celebração que se reveste de divindade quando dedicamos o Altar à Deus, nosso Pai”, comentou Dom Tadeu durante a sua homilia antes de iniciar o rito de dedicação.

Após a homilia, cantou-se a ladainha dos santos e, em seguida, o bispo em pé, junto ao altar, sem a mitra e de mãos estendidas, fez em voz alta a prece de dedicação. Terminada a prece, o bispo derramou o óleo do santo crisma no meio do altar e em seus quatro cantos e depois começou a ungir a mesa inteira. Depois desse momento é queimado o incenso sobre o altar e a fumaça que sobe para o céu é sinal das nossas orações, da nossa vida que se oferece a Deus. A última etapa realizada foi a iluminação do altar, quando as Ministras colocam castiçais com velas dando continuidade na celebração da missa.

Logo após a comunhão, Dom Tadeu se dirigiu à capela junto com Pe. Geraldo e alguns ministros, onde guardou a âmbula com o Santíssimo Sacramento no novo Sacrário. De joelhos, Dom Tadeu e todos os demais fizeram uma breve oração em silêncio, finalizando assim a inauguração da nova Capela e Sacrário. Após a benção final, todos foram convidados a participar de um jantar partilhado na quadra da igreja.



Por: Érico Pena

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



One comment on “Dom Tadeu celebra o Rito de Dedicação do altar e unção da Nova Capela e Sacrário da Paróquia São Francisco das Chagas”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *