Para discutir a agenda deste seminário, aconteceu no dia 5 de fevereiro uma reunião de trabalho com a presença do arcebispo de Manaus, Dom Sergio Castriani, e o superintendente-geral da FAS, Virgilio Viana, junto com representantes da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) – Regional Norte 1-AM/RR e da Arquidiocese de Manaus.
O seminário tem como objetivo envolver movimentos socioambientais, instituições acadêmicas, organizações não governamentais, lideranças inter-religiosas, empresariais e de instituições internacionais. Espera-se analisar e debater as tendências diante dos cenários atuais de mudanças climáticas e políticas de desenvolvimento dos governos nacionais e subnacionais, além de identificar iniciativas promissoras que possam apontar caminhos para o desenvolvimento sustentável da região e delimitar recomendações e soluções para desenvolvimento sustentável na Bacia Amazônica.
“O mundo tem acompanhado as mudanças climáticas e a urgência dessa agenda. O sínodo sobre a Amazônia é uma mensagem para todos nós sobre a importância de cuidarmos da casa comum, e nada mais justo que as populações tradicionais estejam nesta agenda”, enfatizou o superintendente-geral da FAS, Virgílio Viana.
Para Dom Sergio este é um evento importante para a região e para a igreja que se preparou durante todo o ano de 2018 realizando escutas para conhecer a região e as necessidades de seu povo, dando voz a diversos atores da Amazônia, tanto na região urbana, quanto na rural, com os indígenas e ribeirinhos.
Entre os temas centrais debatidos no seminário estão a proteção dos rios e lagos por meio do manejo sustentável, como evitar ou minimizar impactos sociais e ambientais de grandes obras na Amazônia, a redução do desmatamento, como mitigar e/ou se adaptar às mudanças climáticas, a defesa dos territórios indígenas, como eliminar o tráfico de pessoas, a prostituição e os abusos contra mulheres e crianças e como as religiões podem contribuir estes desafios.
Durante a programação também ocorrerá uma visita de campo à Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Negro, com deslocamento para a comunidade Três Unidos. Ao final será produzido um documento com as principais recomendações para desenvolver a região e a produção de um vídeo com o depoimento dos participantes e pessoas formadas na Igreja Católica e que tiveram protagonismo na Amazônia.
Informações sobre inscrições serão divulgadas em breve no site da Fundação Amazonas Sustentável (www.fas-amazonas.org).
Com informações da Fundação Amazonas Sustentável (FAS)