Dom Sergio preside solenidade das Ordens Menores e Noviciado dos Oblatos de São Mauro

Na manha deste sábado (02/02), o Arcebispo Metropolitano de Manaus, Dom Sergio Castriani, presidiu a solenidade das Ordens Menores e Noviciado dos Oblatos pertencentes à Associação Privada Clerical de Fiéis da Fraternidade São Mauro, realizada na igreja Nossa Senhora dos Remédios, situada à Rua Leovegildo coelho, nº 237 – Centro, com a Santa Missa celebrada na forma extraordinária, usando o ritual de São Pio V, reformado por São João XXIII, contando com a presença do Pe. Edinaldo Oliveira, Moderador da Fraternidade São Mauro que veio de São Paulo para participar da solenidade.

Entre os candidatos que participaram da solenidade estiveram: Francisco Rodrigo Ramos da Silva, que recebeu a Tonsura, onde o candidato é revestido da batina e da Sobrepeliz, se tornando um Clérigo.

Paulo Victor Andrade Cordeiro, recebeu a Tonsura e o Ostiariado, que é a primeira das ordens menores, onde o candidato recebe a responsabilidade de cuidar das coisas da igreja.

Yuri Dib de Sena, já possuía o Ostiariado e o Leitorado, segunda das ordens menores, e recebeu o Exorcistado, que é terceira da ordem menores.

Após esse momento, deu-se inicio a segunda parte da cerimônia com o Rito do Noviciado, o terceiro patamar despois de Aspirante e Postulante. Na cerimonia de noviciado os oblatos, conforme costume beneditino, recebem seu onomástico (um nome religioso, adotando um santo como partrono).

Padre Edivaldo Oliveria recebeu do Arcebispo o nome “Jacinto”, santo polonês, cognominado o “Apóstolo da polônia”. O exorcista e agora também noviço Yuri Dib de Sena, o de “Frei João Bosco”, em honra do fundador dos salesianos e apóstolo da juventude;

A Coordenadora do Centro de Estudos Santa Escolástica, a Sra. Maria Ivone Pereira de MIranda Fedeli tornou-se “Irmã Anna Maria”, em honra da Santíssima Virgem e de sua Mãe, Santa Ana;

A noviça Lúcia Sant’Anna, tornou-se “Irmã Margarida Maria”, em honra da predileta discípula do Sagrado Coração de Jesus, Santa Margarida Maria Alcoque; A noviça Eri Eliza Taira Chibana, tornou-se “Irmã Joana”, também em honra de São João Bosco supracitado;

A noviça Maria Letícia Fernandes Pazetti, tornou-se “Irmã Maria Teresa” em honra da Santíssima Virgem Maria e de Santa Teresinha do Menino Jesus, carmelita; A noviça Bárbara Nascimento Lima, tonou-se “Irmã Maria Bernadette”, em honra de Santa Bernadette, vidente de Nossa Senhora de Lourdes;

E por fim a noviça Maria Elizabete de Santana, tornando-se “Irmã Maria José”, tomou sobre si a dupla proteção da Santíssima Virgem Maria e do grandioso São José seu castíssimo esposo.

Segundo Pe. Edivaldo, Oblatos de São Mauro não são uma congregação e sim uma Fraternidade, um grupo religioso que tem vida monástica. “Embora não sejamos uma ordem religiosa, nós também procedemos semelhante a elas, pois nós temos um modo de ser também religioso”, comentou Pe. Edivaldo.


Gostou? Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram

Comentários