Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

Pe. José Ivanildo toma posse como novo pároco e Reitor do Santuário São José Operário

Na manhã deste domingo (20), o Padre José Ivanildo (sdb), tomou posse como novo pároco e Reitor do Santuário Arquidiocesano São José Operário, situado à Rua Visconde de Porto Alegre, n° 820, Centro, pertencente a Região Episcopal Nossa Senhora dos Remédios – Setor Centro Histórico. A celebração teve início às 8h e foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Manaus, Dom Sergio Castriani, concelebrada por Dom Walter Ivan de Azevedo, bispo emérito de São Gabriel da Cachoeira; Pe. Jefferson Luís Santos, Inspetor da Inspetoria São Domingos Sávio; Pe. João Benedito, ex-reitor; Pe. Gilberto Cucas, novo vigário paroquial e Pe. Washington Luís.

Durante a homília, Dom Sergio salientou a importância da liturgia do dia, em que Jesus realiza seu primeiro sinal divino nas bodas de Caná da Galileia e fez um comparativo com o momento vivido durante a celebração. “Hoje nós estamos aqui para a posse do novo pároco cuja a função é não deixar que a força e a fé do povo acabe, é providenciar o vinho novo para a comunidade e a Palavra de Deus para que o povo seja feliz e, como Jesus nas bodas de Caná transformou água em vinho, o novo padre vem transformar inimizade em amizade, organizar os ministérios para que possamos sempre celebrar bem, é o homem dos sacramentos, tornar o santuário um lugar de luz, onde as pessoas se dão bem e a paróquia tem essa responsabilidade de, junto com o padre, cuidar do santuário”, comentou o arcebispo.

Após esse momento, o rito seguiu normalmente com a renovação das promessas sacerdotais, com Pe. José sendo interrogado pelo arcebispo diante do público que lotou o santuário, com pessoas vindas até do interior, como Manicoré e São Gabriel. Logo na sequência, foi realizada a leitura da Ata de Posse pelo Pe. João Benedito e, em seguida, Dom Sergio realizou a entrega dos três instrumentos que o pároco recebe para desempenhar bem a sua missão, declarando assim oficialmente empossado o novo pároco e reitor.

“A estola é o símbolo do poder sacerdotal, que ele usa para ministrar os sacramentos da eucaristia, confissão e unção dos enfermos que ele é o responsável. A maior riqueza da igreja é a Eucaristia que nós guardamos no sacrário para levarmos aos doentes e enfermos, e a qual o padre é o responsável pela chave do sacrário, para que não falte nunca o pão consagrado na celebração eucarística. O padre é o homem de palavra e da Palavra, que vive e anuncia a Palavra de Deus, um instrumento que ele já recebeu pelo menos duas vezes antes, e hoje recebe novamente ao assumir como pároco”, explicou Dom Sergio.

Ao final da celebração, o novo pároco/reitor, fez um discurso de agradecimento, falando a respeito da responsabilidade de, apesar de pouco tempo de ordenado, estar à frente agora dessa grande missão de comandar o Santuário São José. “É uma alegria poder assumir esse serviço confiado por Dom Sergio a nós salesianos e nós queremos agradecer essa confiança nos colocando a disposição e a serviço da igreja da Arquidiocese de Manaus. Contamos com as orações dos fiéis, a solidariedade, a companhia e a disposição para servir neste caminho discipulado missionário que todos nós estamos”, comentou o pároco que, após a benção final, atendeu a todos os amigos que queriam cumprimentá-lo e fazer a tradicional foto para o registro.

Breve histórico

Nascido em Irituia (PA) em 16/7/1983, o padre José Ivanildo de Oliveira Melo é filho de José Melo e Creusa Maria vem de uma família de sete irmãos. Iniciou a carreira salesiana em 2004, como aspirante salesiano na cidade de Ananindeua (PA). Veio a Manaus pela primeira vez em 2006 para dar inicio ao pré-noviciado e o noviciado foi realizado na cidade de Indápolis (MS) e a primeira profissão religiosa foi realizada em 2009 e, como salesiano trabalhou em vários lugares, como: São Gabriel da Cachoeira e Manicoré e nos últimos quatro anos esteve em São Paulo estudando Teologia.

Foi ordenado presbítero no dia 9 de dezembro de 2017 na cidade de Ananindeua e, em 2018 foi lhe confiado o serviço de coordenador de pastoral da Faculdade Salesiana Dom Bosco (FSDB), formador do aspirantado e membro da comunidade do Centro Salesiano de Formação (Cesaf), onde também atua até hoje como ecônomo. Também foi nomeado delegado inspetorial de comunicação e, esse ano, além de assumir como novo pároco e reitor, também será secretário inspetorial. “É uma série de serviços, mas com a graça de Deus realizaremos com a máxima perfeição aquilo que Ele nos confiou”, disse o padre.



Por: Érico Pena

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *