Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

Padre Ivair Rodrigues é empossado como novo Pároco da paróquia São Lázaro

Na noite do dia 13 de janeiro, o padre Ivair Rodrigues Nascimento (CSsR), tomou posse como novo pároco Paróquia São Lázaro, situado à Rua São Vicente, s/n°, bairro São Lázaro – Setor Maria Mãe da Igreja. A celebração teve início às 19h30 e foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Manaus, Dom Sergio Castriani, concelebrada pelo padre Agildo Alves de Souza (CSsR), novo pároco e reitor do Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora Aparecida, juntamente com vigário paroquial, Pe. Miguel McIntosh, auxiliados pelo diácono Paulo Júlio Freitas.

Ao fim da homilia, a celebração continuou com a renovação das promessas sacerdotais, com o novo pároco sendo interrogado pelo arcebispo diante do público, após esse momento, Dom Sergio realizou a entrega dos três instrumentos que o pároco recebe para desempenhar bem a sua missão: Estola; a chave do sacrário; e o Evangelho, declarando assim empossado e apto para desempenhar suas funções de pároco.

“A estola é o símbolo do poder sacerdotal, que ele usa para ministrar os sacramentos da Eucaristia, Confissão e Unção dos Enfermos que ele é o responsável. A maior riqueza da igreja é a Eucaristia que nós guardamos no sacrário para levarmos aos doentes e enfermos, e o padre é o responsável pela chave do sacrário, para que não falta nunca o pão consagrado na celebração Eucarística. O padre é o homem de palavra e da Palavra, que vive e anuncia a Palavra de Deus, um instrumento que ele já recebeu pelo menos duas vezes antes, e hoje recebe novamente ao assumir como pároco”, explicou Dom Sergio.

Breve histórico

Ivair Rodrigues Nascimento, filho de João de Sena Nascimento e Maria Inês Rodrigues Nascimento, é natural de Belém, no Pará. Nascido em 24/11/1969, ingressou no seminário em Belém, no Pará, em 1996 e foi noviciado em Passo Fundo (RS), em 1999. Fez teologia anos de 2000 e 2001 em Belém, concluindo os anos restantes em Manaus. Fez seus votos perpétuos em fevereiro de 2004. Foi ordenado diácono em agosto e presbítero no dia 29 de janeiro de 2005.

Trabalhou na formação de 2004 até 2008, depois na equipe missionária em Lajes (SC), de 2008 a 2010. Foi pároco na Paroquia Mãe do Perpétuo Socorro (CEFER), em Porto Alegre (RS), e nos anos de 2011 e 2012. Em 2013 chegou a Manaus ficando como vigário na Paroquia Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, no Educandos. Em 2014 foi vigário em Manacapuru. Em 2017 e 2018 trabalhou como pároco, e agora, em 2019, tornou-se pároco na Paróquia São Lázaro, uma das que são confiadas aos padres da Congregação do Santíssimo Redentor.

Informações e fotos: Victor Rafael da Silva e Araceli Vasconcelos Lima da Pascom de São Lázaro e Tanna Kellyn – Fotógrafa correspondente do Denverlink da Vice Província Redentorista de Manaus

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *