Encontro da Pastoral do Batismo reúne centenas de agentes com o Arcebispo no Studio 5

Na manhã deste domingo (13/1), aconteceu o Encontrão Arquidiocesano da Pastoral do Batismo que, reuniu no Centro de Convenções do Studio 5, centenas de agentes desta pastoral, vindos de diversas paróquias e áreas missionárias da Arquidiocese de Manaus. Foi um momento de oração e bate papo sobre os desafios vividos no dia a dia e, nem mesmo a forte chuva que desabou na cidade, impediu que os agentes da Pastoral do Batismo se fizessem presentes, abrindo o ano de atividades da pastoral num clima de muita descontração, alegria e troca de experiências entre os participantes, sob as bênçãos do Arcebispo Metropolitano Dom Sergio Castriani.

A programação iniciou com a acolhida às 7h30, com o Setor Alvorada fazendo a recepção dos participantes, entregando rosas e um número para o sorteio de brindes realizado no fim do evento. No palco, o ministério de música Abdeel, formado por vários músicos de diversas comunidades, fazia a animação com cânticos e desejando boas vindas ao público que aos poucos iam chegando. Enquanto isso, nos balcões laterais, era servido um delicioso café da manhã compartilhado, distribuído por agentes dos setores Santa Rita e Maria Mãe da Igreja que, no decorrer do evento, serviram a todos sempre com alegria e sorriso no rosto. Todos comeram, repetiram e ainda sobrou.

Por volta das 9h, já com a presença de Dom Sergio no palco, teve início o Ofício Divino, conduzido pela equipe do Serviço de Animação Litúrgica (SAL), onde foi feita a recordação da vida, trabalho e missão da Pastoral do Batismo. Após o Ofício, a coordenadora arquidiocesana Socorro Duarte, deu as boas vindas aos participantes subindo ao palco e fazendo uma animação com os demais agentes da pastoral, depois acolheu o Pe. Zenildo Lima, que falou como é oportuno fazer um encontro dos agentes do batismo no dia que se comemora o batismo do Senhor e também falou da importância de conhecer o Plano de Evangelização da Arquidiocese, onde tem também as diretrizes específicas para a pastoral do batismo.

“Enquanto Pastoral do Batismo, a grande missão é formar o cristão e os servidores da comunidade, pois temos essa capacidade de ser uma pastoral da escuta e da atenção, essa é a maior expressão dentro do processo de evangelização e de Iniciação à Vida Cristã (IVC), é ser uma pastoral da acolhida, pois quantas pessoas se aproximam por meio do contato da pastoral do batismo, por meio do acompanhamento de pais e padrinhos que trazem a criança pedindo o Batismo. É um trabalho muito importante, que faz parte do plano de evangelização, por meio da formação dos servidores da comunidade e assim serem comunidades que dão testemunho da fé, continuando um processo evangelizador na nossa arquidiocese”, disse Pe. Zenildo.

Vale a pena destacar, a homenagem feita dos agentes da pastoral a Dom Sergio, dizendo OBRIGADO DOM SERGIO. Muito feliz Dom Sergio disse após a leitura do evangelho, algumas palavras de agradecimento e motivação. “Hoje vimos na leitura, Jesus se apresentando para ser batizado junto com o povo e, a manifestação que Ele é o filho de Deus, acontece naquele momento e João Batista reconhece que Jesus é o Messias e nós somos apenas os servos que preparam o caminho do Senhor. Obrigado pelo que vocês fazem, talvez uma das pastorais mais antigas, sendo introdutores da fé, sabemos que não é fácil, mas temos que ser perseverantes e comemorar o dia do nosso nascimento para a vida da igreja e corpo de Cristo” comentou Dom Sergio.

Na programação ainda teve sorteio de vários brindes, conduzidos de maneira bem alegre e extrovertida pelo Pe. Zenildo e também a apresentação da cantora amazonense Fátima Silva, trazendo um repertório com o melhor da MPB e toadas regionais. Ao final do evento, a imagem de N. Sra. da Conceição subiu ao palco ao som do canto de devoção à Nossa Senhora entoado por Fátima Silva. De acordo com a coordenadora Socorro Duarte, o objetivo principal do evento foi alcançado, ou seja, promover o encontro de todos os agentes dos setores da arquidiocese num momento único de acolhida e animação e trazer para todos a motivação, alegria e a importância da missão de celebrar a “Água Viva” que é Jesus. 

“Apesar da chuva, muitos agentes vieram e todos estão de parabéns, estamos muito felizes, foi um mês de planejamento contando com a participação de uma equipe arquidiocesana, formada por um representante de cada setor e mais aqueles das paróquias que nos ajudam. Somos uma pastoral que acolhe, que recebe, que anima e que faz o caminho do crescimento da fé por meio do sacramento do batismo”, disse Socorro. “Gostei muito, das palavras de Dom Sergio e Pe. Zenildo foram muito motivadoras para nós agentes da pastoral do batismo, temos certeza que cada um de nós seremos os multiplicadores que levaremos a sementinha do aprendizado para frutificar em nossas comunidades”, comentou Ana Rita Rodrigues, da Área Missionária Divina Misericórdia do Setor Pe. Pedro Vignola.

Gostou? Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram

Comentários