Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

Encontro da Pastoral do Batismo reúne centenas de agentes com o Arcebispo no Studio 5

Na manhã deste domingo (13/1), aconteceu o Encontrão Arquidiocesano da Pastoral do Batismo que, reuniu no Centro de Convenções do Studio 5, centenas de agentes desta pastoral, vindos de diversas paróquias e áreas missionárias da Arquidiocese de Manaus. Foi um momento de oração e bate papo sobre os desafios vividos no dia a dia e, nem mesmo a forte chuva que desabou na cidade, impediu que os agentes da Pastoral do Batismo se fizessem presentes, abrindo o ano de atividades da pastoral num clima de muita descontração, alegria e troca de experiências entre os participantes, sob as bênçãos do Arcebispo Metropolitano Dom Sergio Castriani.

A programação iniciou com a acolhida às 7h30, com o Setor Alvorada fazendo a recepção dos participantes, entregando rosas e um número para o sorteio de brindes realizado no fim do evento. No palco, o ministério de música Abdeel, formado por vários músicos de diversas comunidades, fazia a animação com cânticos e desejando boas vindas ao público que aos poucos iam chegando. Enquanto isso, nos balcões laterais, era servido um delicioso café da manhã compartilhado, distribuído por agentes dos setores Santa Rita e Maria Mãe da Igreja que, no decorrer do evento, serviram a todos sempre com alegria e sorriso no rosto. Todos comeram, repetiram e ainda sobrou.

Por volta das 9h, já com a presença de Dom Sergio no palco, teve início o Ofício Divino, conduzido pela equipe do Serviço de Animação Litúrgica (SAL), onde foi feita a recordação da vida, trabalho e missão da Pastoral do Batismo. Após o Ofício, a coordenadora arquidiocesana Socorro Duarte, deu as boas vindas aos participantes subindo ao palco e fazendo uma animação com os demais agentes da pastoral, depois acolheu o Pe. Zenildo Lima, que falou como é oportuno fazer um encontro dos agentes do batismo no dia que se comemora o batismo do Senhor e também falou da importância de conhecer o Plano de Evangelização da Arquidiocese, onde tem também as diretrizes específicas para a pastoral do batismo.

“Enquanto Pastoral do Batismo, a grande missão é formar o cristão e os servidores da comunidade, pois temos essa capacidade de ser uma pastoral da escuta e da atenção, essa é a maior expressão dentro do processo de evangelização e de Iniciação à Vida Cristã (IVC), é ser uma pastoral da acolhida, pois quantas pessoas se aproximam por meio do contato da pastoral do batismo, por meio do acompanhamento de pais e padrinhos que trazem a criança pedindo o Batismo. É um trabalho muito importante, que faz parte do plano de evangelização, por meio da formação dos servidores da comunidade e assim serem comunidades que dão testemunho da fé, continuando um processo evangelizador na nossa arquidiocese”, disse Pe. Zenildo.

Vale a pena destacar, a homenagem feita dos agentes da pastoral a Dom Sergio, dizendo OBRIGADO DOM SERGIO. Muito feliz Dom Sergio disse após a leitura do evangelho, algumas palavras de agradecimento e motivação. “Hoje vimos na leitura, Jesus se apresentando para ser batizado junto com o povo e, a manifestação que Ele é o filho de Deus, acontece naquele momento e João Batista reconhece que Jesus é o Messias e nós somos apenas os servos que preparam o caminho do Senhor. Obrigado pelo que vocês fazem, talvez uma das pastorais mais antigas, sendo introdutores da fé, sabemos que não é fácil, mas temos que ser perseverantes e comemorar o dia do nosso nascimento para a vida da igreja e corpo de Cristo” comentou Dom Sergio.

Na programação ainda teve sorteio de vários brindes, conduzidos de maneira bem alegre e extrovertida pelo Pe. Zenildo e também a apresentação da cantora amazonense Fátima Silva, trazendo um repertório com o melhor da MPB e toadas regionais. Ao final do evento, a imagem de N. Sra. da Conceição subiu ao palco ao som do canto de devoção à Nossa Senhora entoado por Fátima Silva. De acordo com a coordenadora Socorro Duarte, o objetivo principal do evento foi alcançado, ou seja, promover o encontro de todos os agentes dos setores da arquidiocese num momento único de acolhida e animação e trazer para todos a motivação, alegria e a importância da missão de celebrar a “Água Viva” que é Jesus. 

“Apesar da chuva, muitos agentes vieram e todos estão de parabéns, estamos muito felizes, foi um mês de planejamento contando com a participação de uma equipe arquidiocesana, formada por um representante de cada setor e mais aqueles das paróquias que nos ajudam. Somos uma pastoral que acolhe, que recebe, que anima e que faz o caminho do crescimento da fé por meio do sacramento do batismo”, disse Socorro. “Gostei muito, das palavras de Dom Sergio e Pe. Zenildo foram muito motivadoras para nós agentes da pastoral do batismo, temos certeza que cada um de nós seremos os multiplicadores que levaremos a sementinha do aprendizado para frutificar em nossas comunidades”, comentou Ana Rita Rodrigues, da Área Missionária Divina Misericórdia do Setor Pe. Pedro Vignola.



Por: Érico Pena

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *